Green Future-AutoMagazine

Nova fábrica da BorgWarner em Viana do Castelo

A BorgWarner, grupo norte-americano especialista na produção de componentes para a indústria automóvel vai avançar com uma nova unidade industrial em Portugal, tendo elegido a Garcia Garcia, construtora especializada em design and build, para a execução do projeto.

A nova fábrica da Borgwarner, a ser construída no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, será um edifício industrial com cerca de 17 mil m2, concebido para obtenção da Certificação LEED, um certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação. A conclusão da empreitada está prevista para 2022 e permitirá criar cerca de 300 novos postos de trabalho na região.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra, que assinala o início dos trabalhos, decorreu hoje e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do presidente cessante da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e de Luís Nobre, eleito em setembro, assim como dos responsáveis da BorgWarner.

Para a construtora Garcia Garcia, esta é mais uma obra para o ramo automóvel na região de Viana do Castelo, onde está instalado um verdadeiro cluster de empresas do setor. Em Portugal, a BorgWarner emprega cerca de 950 trabalhadores, encontrando-se já a recrutar trabalhadores para esta nova unidade, que deverá iniciar produção em 2023.