A Leasys, marca do grupo Stellantis e subsidiária do FCA Bank, divulgou, recentemente, a sua estratégia de eletrificação, comprometendo-se a tornar a sua oferta de mobilidade totalmente elétrica, flexível e favorável ao meio ambiente.
A Leasys pretende que, em 2024, a frota de curto prazo seja 75% elétrica e híbrida plug-in, ambicionando os 100% até o final de 2027, com uma frota total de mais de 500.000 veículos dedicados a aluguer de longo, médio e curto prazo.
Em conformidade com estes objetivos e como forma de assegurar a sua concretização, dentro de três anos os 1.000 pontos de carregamento rápido, atualmente existentes na Europa irão triplicar, atingindo um total de mais de 3.000 nos 12 países onde a Leasys está presente: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Espanha.
A nova estratégia de eletrificação desdobrar-se-á também ao nível do serviço, com a oferta de várias soluções de mobilidade, concebidas para promover a adoção de veículos com emissões zero sem o peso da propriedade. Essas soluções vão desde CarCloud, Leasys Miles, Leasys Unlimited que permite quilómetros ilimitados, bem como recargas ilimitadas nas Leasys Mobility Stores, e o LeasysGO!, serviço de partilha de carros da empresa atualmente em operação apenas em Itália, mas que será lançado em França no final de 2021 e em Espanha no ano seguinte.
De acordo com a Leasys, todas estas soluções foram projetadas e implementadas para promover o conhecimento dos clientes com a mobilidade elétrica, reduzindo as barreiras de entrada em termos de logística, flexibilidade e custos.
Finalmente, a ‘revolução da mobilidade’ também teve um impacto significativo na frente financeira. Em julho, a Leasys colocou no mercado um Título Verde de 500 milhões de euros, com vencimento em julho de 2024 e um cupão de taxa fixa de 0,00 por cento. Este Título já angariou 2,3 mil milhões de euros, distribuídos por 129 investidores. Os recursos angariados serão utilizados para financiar a expansão da frota de veículos de baixas emissões da Leasys, bem como a sua rede de pontos de carregamento rápido.