Green Future-AutoMagazine

Autocarros elétricos que transportarão os delegados da COP26 já estão em Glasgow

Uma frota de 22 autocarros elétricos BYD da First Bus irá transportar os delegados da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, COP26, em Glasgow. O anúncio foi feito pela ADL (subsidiária da fabricante líder global independente de autocarros NFI Group Inc. e pela BYD UK.

A seleção da First Bus como fornecedor oficial de transporte segue um processo de licitação executado pela Strathclyde Partnership for Transport (SPT) em nome dos governos do Reino Unido e da Escócia. O serviço de transporte fornecerá uma ligação rápida e frequente a todos os participantes do evento entre o centro da cidade e as zonas Azul e Verde no campus do evento situados na SSE Hydro e nas instalações do Scottish Exhibition & Conference Center.

O serviço será totalmente operado pela nova frota da First Glasgow de 22 autocarros Enviro200EV, totalmente elétricos e construídos na Escócia pela BYD ADL. Os novos autocarros, que foram parcialmente financiados pelo Scottish Ultra Low Emission Bus Scheme (SULEBS) da Transport Scotland, têm uma autonomia de até 240 km com carga total. 

Duncan Cameron, diretor administrativo interino da First Bus na Escócia, mostra-se muito satisfeito com a escolha da sua empresa para operar o serviço de transporte oficial da COP26. Além disto, acrescenta que a First Bus está alinhada com “as ambições do governo para um sistema de transporte neutro em carbono, incluindo frotas de autocarros de zero emissões. Já nos comprometemos a alcançar este objetivo até 2035 e estamos ansiosos para o mostrar aos delegados ao longo do evento”.

O financiamento da SULEBS visa ajudar as operadoras de autocarros a preencher a lacuna entre o custo do diesel e as frotas com emissão zero. A ambiciosa colaboração com a Transport Scotland não só ajudará o First Glasgow a substituir mais 126 dos autocarros antigos da sua frota por novos e de emissão zero, como também ajudará a transformar a estação de da Caledonia, na parte sul do centro da cidade. Relativamente ao maior entreposto do Reino Unido, o investimento permitirá que seja convertido numa das maiores estações de carregamento de frota elétrica do Reino Unido, com potencial para carregamento simutâneo de mais de 150 veículos.