Green Future-AutoMagazine

HYVIA ‘dá corda’ ao hidrogénio

A HYVIA, marca que resulta de uma joint-venture entre o Grupo Renault e a Plug Power, desvendou o protótipo do Renault Master Van H2-TECH, um veículo de zero emissões de CO2, autonomia aumentada e tempos de reabastecimento curtos.

O protótipo Renault Master Van H2-TECH é um grande comercial para o transporte de mercadorias, com 12 m3 de volume de carga, equipado com uma pilha de combustível de 30 kW, uma bateria de 33 kWh e depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio (4 depósitos de 1,5 kg). Com uma autonomia de até 500 km, estará disponível no mercado já em 2022. 

Paralelamente, a HYVIA revelou, também, o seu protótipo de Estação de Abastecimento de Hidrogénio, que oferecerá ao cliente opções convenientes de reabastecimento, onde a infraestrutura pública de hidrogénio ainda se encontre em desenvolvimento. De acordo com a marca, os reabastecimentos serão rápidos, simples e seguros.

Os 4 depósitos de hidrogénio localizam-se sobre o habitáculo.

A HYVIA vê estes protótipos como um primeiro exemplo de um ecossistema completo, incluindo a produção e distribuição de hidrogénio verde e uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível.

A estação de abastecimento de hidrogénio da HYVIA permitirá um tempo de abastecimento de 5 minutos, tão simples como um motor térmico, para maximizar a flexibilidade na utilização do veículo. 

A forma como esta estação funciona é simples: o hidrogénio fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com tubos de hidrogénio. O sistema comprime o H2 em armazenamento, antes de o distribuir para o veículo quando necessário. 

A marca adianta que todos estes processos são seguros e que os seus sistemas são concebidos para cumprir todos os regulamentos e as melhores práticas. As estações de abastecimento de hidrogénio da HYVIA estarão disponíveis para compra, aluguer ou em regime de leasing.