A BMW i Ventures anunciou o investimento na start-up de baterias Our Next Energy Inc. (ONE), sediada no estado norte-americana do Michigan. A start-up está a trabalhar para desenvolver baterias de maior alcance e menor custo para veículos elétricos.
A ONE demonstrou duas tecnologias exclusivas: a primeira, denominada ‘Áries’, usa uma química de fosfato de ferro e lítio (LFP) numa arquitetura estrutural avançada cell to pack, alcançando proporções muito altas e densidade de energia a nível de sistema. Isto resulta num aumento no alcance da bateria e diminuição nos custos, ao mesmo tempo que elimina a utilização dos minerais níquel e cobalto.
A tecnologia Áries entrará em produção no final de 2022 com uma densidade de energia de 287 Wh/L. A bateria de Áries terá 76% de proporção cell to pack, a maior alguma vez conseguida.
A segunda tecnologia, apelidada de ‘Gemini’, usa o sistema de gestão de energia exclusiva da ONE numa arquitetura de extensor de autonomia de bateria dupla. Esta abordagem rende 450 Wh/L, melhorando ainda mais o alcance e o custo além da plataforma Aries.
De acordo com Baris Guzel, sócio da BMW i Ventures, “a ONE está a trabalhar para reinventar a bateria enquanto se concentra na sustentabilidade, segurança e custo; três fatores principais que ajudarão a acelerar o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos a bateria”.
Para quantificar as capacidades da arquitetura Gemini, ONE calcula que este sistema de bateria permitirá que os veículos elétricos viajem mais de 1.000 km com uma única carga.