Green Future-AutoMagazine

Galp patrocina primeiro carro elétrico português para TT

A Galp é patrocinadora oficial do primeiro carro elétrico português para corridas, o T3EV, um buggy elétrico a bateria com uma potência de 400 kW, destinado a competir em ralis de curta distância, tradicionalmente conhecidos como ‘Bajas’.

Projetado e fabricado pela empresa portuguesa ADESS AG – Advanced Design and Engineering Systems Solutions AG –, este T3 Offroad fez a sua primeira aparição na Baja de Reguengos de Monsaraz (prólogo), que se realizou de 1 a 3 de outubro. O buggy estará também em exposição no Salão do Automóvel Hibrido e Elétrico que decorrerá de 22 a 24 de Outubro, na Alfândega do Porto.

Com este patrocínio de primeiro carro elétrico português T3 Offroad, a Galp procura dar mais uma demonstração de pioneirismo na promoção da mobilidade sustentável e do uso de energias limpas, através de um veículo de competição elétrico de produção nacional que disputará, no futuro, corridas com carros de combustão interna.

Sediada em Vialonga, a ADESS é uma empresa que se dedica a projetar, construir e desenvolver carros e motociclos de corrida, carros de alto desempenho e veículos elétricos com os mais altos padrões. Equipado com uma bateria dupla, refrigerada a líquido, o T3EV tem uma capacidade da bateria de 54 kWh, autonomias de 70 kms em modo de corrida off-road e de 150 kms em modo de cruzeiro, além de uma velocidade máxima de 140 km/h.

O foco da ADESS na sustentabilidade e o desenvolvimento deste primeiro carro elétrico T3 Offroad foram os pilares que levaram a Galp a abraçar este projeto, de acordo com a energética nacional. Com o patrocínio ao T3EV, a empresa abre assim um novo canal para comunicar a sua posição de liderança em serviços de mobilidade elétrica no mercado português, onde a Galp prevê chegar ao fim deste ano com mais de 1.000 pontos de carregamento para veículos elétricos.