Green Future-AutoMagazine

Snam, Toyota e CaetanoBus unem-se para impulsionar hidrogénio

A Snam, a Toyota e a CaetanoBus assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de iniciar uma colaboração para promover e acelerar a introdução da mobilidade baseada em hidrogénio.

Unidas pela crença de que o hidrogénio desempenha um papel fundamental na descarbonização do transporte, as empresas signatárias do acordo unem forças e know-how para explorar e desenvolver projetos voltados para a promoção, habilitação e aceleração da introdução de veículos a hidrogénio, tanto pesados como ligeiros, de acordo com o comunicado divulgado.

Alessio Torelli, diretor do Departamento de Mobilidade da Snam, vê nesta colaboração um impulso ao uso de hidrogénio como um vetor de energia chave para permitir a descarbonização generalizada no setor de mobilidade. Nas suas palavras, “com este acordo, pretendemos construir uma aliança entre operadoras nos setores de energia e transporte para oferecer aos utilizadores soluções competitivas de mobilidade sustentável de hidrogénio”.

O acordo pode levar à definição de projetos específicos de mobilidade de hidrogénio de ponta a ponta, para serem implementados em Itália e noutros países europeus, para, desta forma, apoiar e beneficiar as administrações públicas, comunidades locais, empresas e entidades privadas.

As iniciativas podem abranger toda a cadeia de valor: desde o hidrogénio, infraestruturas de distribuição e reabastecimento até à introdução de frotas de autocarros, veículos logísticos e automóveis. Isto também será possível, devido à disponibilidade dos serviços de mobilidade KINTO do Grupo Toyota.

A colaboração prevê ainda a realização conjunta de análises, prospeções e testes de soluções tecnológicas inovadoras, bem como o desenvolvimento de acordos em áreas não estritamente relacionadas com a mobilidade, como a utilização do hidrogénio como aplicação estacionária e para aplicações de cogeração.

O acordo será eventualmente objeto de acordos vinculativos subsequentes que as partes definirão em conformidade com a legislação aplicável e perfis regulatórios.