Green Future-AutoMagazine

Aço ‘verde’ para a BMW

A BMW anunciou que, a partir de 2025, passará a adquirir aço produzido com até 95% menos emissões de CO2 e sem a necessidade a recursos fósseis como o carvão. O grupo chegou a um acordo com a start-up sueca H2 Green Steel (H2GS), que usa hidrogénio e apenas energia verde de energias renováveis ​​para a produção de aço, de forma a cumprir os seus objetivos de redução de emissões de CO2 na cadeia de fornecimento.

Além da entrega de aço produzido com energia verde, a BMW e a H2 Green Steel também criaram uma economia circular para o material: a H2GS recuperará sobras de chapas metálicas e processá-las-á de forma a poderem ser enviadas de volta para as fábricas como novos rolos de aço, também conhecidos como bobinas de aço. Desta forma, as matérias-primas podem ser utilizadas múltiplas vezes e os recursos naturais são protegidos. Uma vez que requer menos energia para produzir, o aço secundário reduz, em média 50-80%, as emissões de CO2, em comparação com o material primário.

A BMW já usa entre 20% e 100% de aço secundário nos seus veículos e, de acordo com o comunicado, continuará a aumentar esse percentagem no futuro. 

A H2 Green Steel está a construir a sua unidade de produção de aço na província de Norrbotten, no norte da Suécia, perto do Círculo Polar Ártico. A região fornece acesso a minério de ferro de alta qualidade, energia abundante de fontes renováveis ​​como hidroelétrica e eólica, um importante porto marítimo e gerações de know-how na produção de aço.

Ao contrário dos processos convencionais que dependem de combustível fóssil para a produção do aço, a empresa utiliza o hidrogénio produzido a partir da energia verde para remover o oxigénio do óxido de ferro. Essa redução direta do minério de ferro quase não produz CO2, apenas água, evitando 95% das emissões de CO2 normalmente produzidas. A fábrica de hidrogénio, especialmente construída, que usa água e energia verde de toda a região, será integrada diretamente à fábrica de produção de aço. A empresa também usa energia verde local para o restante do processo de fabrico.

A empresa sueca Northvolt, que desenvolve e produz células de bateria para carros elétricos, também está a explorar o potencial da energia verde no norte da Suécia.

No ano passado, a BMW assinou também um contrato de fornecimento de células de bateria com a Northvolt. As células de bateria serão produzidas, a partir de 2024, na Europa, na gigafactory da Northvolt atualmente em construção no norte da Suécia. A empresa usará apenas eletricidade verde do vento local e energia hidroelétrica para produzir as células de bateria.