Green Future-AutoMagazine

Kia EV6 já está em Portugal

O novo Kia EV6 é o primeiro modelo da marca com plataforma concebida especificamente para elétricos (Plataforma Modular Global Elétrica – E-GMP) e já chegou ao mercado português. 

A gama do EV6 em Portugal é constituída por duas versões: Air (com bateria de 58 kWh); e GT-line (77,4 kWh), sendo que este último só estará disponível no primeiro trimestre de 2023. 

No que toca à prestação, o EV6 está equipado com motores duplos de alta tecnologia e 430 kW (585 cv) de potência, enquanto o EV6 e-GT eleva as prestações elétricas para 77,4 kWh. O binário máximo de 740 Nm da versão e-GT proporciona-lhe uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 260 km/h.

O conjunto de bateria de 77,4 kWh está equipado com um motor elétrico de 168 kW (229 cv) e tração traseira, enquanto o conjunto de bateria de 58 kWh é acompanhado por um motor elétrico de 125 kW (170 cv) e, igualmente, tração traseira.

A Kia promete elevar a fasquia no que toca a tempos de carregamento, oferecendo o EV6 capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. O cliente pode usufruir de carregamentos de alta velocidade dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos para todas as versões, ou de abastecimentos de energia suficiente para uma autonomia de 100 km em menos de quatro minutos e meio.

Possui ainda uma Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU), que disponibiliza a função vehicle-to-load (V2L), capaz de fornecer 3,6 kW da bateria a dispositivos externos, bastando para tal utilizar um simples adaptador que transforma a ficha de carregamento exterior numa tomada elétrica. 

O condutor do novo EV6 terá ao seu dispor seis níveis de travagem regenerativa, permitindo ao condutor abrandar facilmente o veículo, de forma a recuperar energia cinética e aumentar não só a autonomia, mas também a eficiência energética.

Apesar das suas dimensões exteriores compactas, este modelo possui uma distância entre eixos de 2900 mm, que lhe permite oferecer um espaço no habitáculo ao nível do de muitos SUV médios. Sem necessidade de albergar um túnel central da transmissão, o piso plano do EV6 oferece aos ocupantes dos bancos traseiros 990 mm de espaço para as pernas, assegurando, assim, conforto aos passageiros.  

Um dos elementos centrais é o ecrã curvo duplo do infotainment, que se destaca pela sua alta tecnologia, surgindo integrado no tablier. O sistema de infotainment de alta tecnologia inclui dois amplos ecrãs de 12,3 polegadas, equipados com painéis de película muito fina que recorrem a uma nova estrutura e a tecnologias avançadas para reduzirem o impacto da luz. O painel de instrumentos e o sistema de infotainment apresentam-se ligados, como se estivessem fundidos num único elemento com vidro reforçado.

A Kia recorreu a materiais sustentáveis, como sejam os revestimentos em couro vegan, assim como os tecidos produzidos a partir de plástico reciclado, com o equivalente a 111 garrafas de água de 500 ml.

O KIA EV6 está ainda equipado com vários sistemas de segurança: Assistência à Condução em Autoestrada com apoio à mudança de faixa (HDA 2), Assistente de Fila de Trânsito (LFA) e Cruise Control Inteligente com Controlo de Curva (NSCC-C). Além disto, conta ainda com Monitor do Ângulo Morto e Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto. O estacionamento também fica facilitado, devido ao Monitor do Espaço Circundante (SVM), que aproveita as câmaras do veículo para fornecer imagens de 360º em redor do veículo num mostrador incorporado no ecrã do infotainment.  

Os preços começam nos 43.950€ na versão Air, enquanto o GT-line surge por 49.950€. 

A Kia tenciona aumentar as suas vendas de BEV para as 920.000 unidades em 2030. O EV6 é o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia planeia lançar até 2026, numa estratégia de reforço da sua gama de veículos elétricos.