Green Future-AutoMagazine

UVE na COP26 pelo fim dos veículos a combustão

Henrique Sánchez, presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos de Portugal, viajou até Glasgow, onde está a decorrer a 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP26), numa tentativa de apelo ao fim da venda de veículos a combustão interna até 2030.

Uma vez em Glasgow, a UVE e as restantes associações da Global EV Alliance entregaram a declaração, junto do Parlamento Europeu e na COP 26, que apela ao compromisso de que apenas sejam vendidos veículos 100% elétricos e híbridos plug-in a partir de 2030 e, exclusivamente, 100% elétricos a partir de 2035. 

O presidente da UVE considera urgente a mudança para veículos elétricos, ainda que reconheça que esta é apenas uma pequena parte do que tem de ser feito. Ao viajar num veículo 100% elétrico desde Portugal até Glasgow, mostrou que a mudança para veículos elétricos é viável e falta passar à ação com medidas que, de facto, instem esta transformação. Henrique Sánchez contraria, com esta viagem, a ideia de que, apesar da evolução das autonomias, estas ainda não são grandes o suficiente e de que não há postos de carregamento suficientes. Nas suas palavras, o que falta é informação.

Numa comunicação pessoal, Henrique Sánchez confidenciou ainda que “foram 6.832 km sem qualquer problema, com paragem na sede da AVERE em Bruxelas, na Gridserve em Braintree, na Britishvolt (fábrica de baterias) e na COP26 em Glasgow. O retorno desta missão é, aos seus olhos, positivo, especialmente tendo em conta as exigências feitas sobre o futuro dos veículos. 

Relativamente ao que se espera da COP26, Henrique Sánchez mostra-se apreensivo, já que considera que a conferência prioriza as palavras e não exige verdadeiramente ações concretas, resultando num adiamento sucessivo no estabelecimento de medidas que, de facto, contribuam para salvar o futuro do planeta, o nosso futuro.