Green Future-AutoMagazine

Kia anuncia compromisso com neutralidade carbónica até 2045

Kia e-Soul

A Kia anunciou recentemente o seu plano de sustentabilidade, que inclui o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica até 2045.

No primeiro passo para a materialização desta sua visão corporativa, a Kia anunciou o plano de atingir a neutralidade carbónica até 2045, alicerçando-se em três pilares fundamentais: ‘Mobilidade Sustentável’, ‘Planeta Sustentável’ e ‘Energia Sustentável’.

Estes pilares irão conduzir a marca nos seus esforços para reduzir as emissões de carbono em todas as suas facetas operacionais, desde o abastecimento, a logística, a produção de veículos e a sua utilização até à reciclagem de resíduos. Até 2045, a Kia planeia reduzir 97% das suas emissões, em relação a 2019. A empresa pretende alcançar a neutralidade carbónica através da implementação de medidas adicionais para compensar totalmente as suas emissões remanescentes.

A maior parcela individual de emissões de carbono geradas por um fabricante de automóveis ocorre quando os veículos se encontram na fase de utilização, ajudando a satisfazer as necessidades de mobilidade dos utilizadores. Segundo a Kia, é por essa razão que a marca está a priorizar a transição dos modelos com motor de combustão interna (ICE) para uma gama composta exclusivamente por automóveis amigos do ambiente. Por isso, e para alcançar as emissões zero de carbono durante a fase de utilização, a Kia irá acelerar a implementação da sua estratégia de médio/longo prazo.

A Kia tem como objetivo a eletrificação total da sua gama na Europa até 2035. A partir de 2040, a gama nos principais mercados mundiais será igualmente composta exclusivamente por automóveis eletrificados, com zero emissões durante a utilização. É nesta fase da vida dos veículos, aquela em que emitem mais carbono, que a Kia fará grandes esforços para reduzir fortemente as emissões.

Ao mesmo tempo, a empresa está a trabalhar com os seus fornecedores no sentido de reduzir as emissões de carbono na fase do fornecimento de peças. A Kia pretende criar um sistema de monitorização das emissões para as empresas parceiras até 2022, e fornecer-lhes soluções com base nos dados recolhidos. A utilização de ‘aço verde’ é, de acordo com a marca, essencial, dado que a indústria do aço, tradicionalmente, tem sido uma das maiores emissoras de carbono à escala global.

A Kia vai, ainda, iniciar o projeto Carbono Azul, com o objetivo de contribuir para a preservação do ambiente, não se limitando a reduzir as emissões para alcançar o seu objetivo de neutralidade carbónica. Para isso, a Kia vai reabilitar e preservar as áreas costeiras da Coreia, em colaboração com parceiros externos.

A Kia pretende alcançar as zero emissões em todas as vertentes da sua atividade, por isso nos centros de atividade da Kia fora da Coreia, toda a eletricidade será de origem renovável já em 2030. Tendo em vista um mais rápido cumprimento deste objetivo, a Kia empenhar-se-á na transição para a geração de eletricidade por energia solar nos seus centros de atividade da Coreia, EUA, China e Índia.

Ao continuar a melhorar a eficiência energética das suas unidades de produção, a marca pretende reduzir as emissões de carbono em 1% ao ano. Nesse sentido, vai implementar inovações como a tecnologia de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS).

Até 2030, a Kia vai igualmente proceder à eletrificação de toda a sua gama de modelos.