Green Future-AutoMagazine

Soc. Com. C. Santos apoia fórum das Nações Unidas de redução de riscos de catástrofes

Portugal acolhe, até sexta-feira, 26 de novembro, o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR, na sigla em inglês). Este evento, que se realiza de dois em dois anos, acontece em 2021 na cidade de Matosinhos. Entre os seis veículos cedidos pelo concessionário Mercedes-Benz local, a Sociedade Comercial C. Santos, encontra-se um smart 100% elétrico.

O EFDRR 2021 reúne um total de 55 países para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas. Tem um formato misto, contando com mais de 1100 conferencistas a participarem de forma remota e cerca de 200 pessoas a estarem presencialmente em Portugal, entre as quais o comissário europeu para Assuntos Humanitários e Gestão de Crises, Janez Lenarčič. Além das comitivas internacionais, estão também representadas as cerca de 40 cidades portuguesas que fazem parte da Plataforma para a Gestão de Riscos e Catástrofes (as chamadas Cidades Resilientes).

Este fórum realiza-se na Câmara Municipal da Matosinhos – que é o parceiro operacional da iniciativa – e é uma organização da Delegação Regional para a Europa e Ásia Central do UNDRR (Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes), do Governo português (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.

A Sociedade Comercial C. Santos cedeu seis viaturas para funcionarem como Viaturas Oficiais do EFDRR: três Mercedes-Benz Classe C Limousine, duas Vito Tourer e uma eVito Tourer. Esta última é a versão 100% elétrica do modelo de transporte de passageiros da Mercedes-Benz Vans.

No âmbito da iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz está a avançar no processo de transformação para a neutralidade carbónica com um pacote de medidas implementadas em toda a sua cadeia de valor. No que ao produto diz respeito, a marca trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, pretende que mais de 50% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas (100% elétricos e híbridos plug-in).