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Elon Musk não quer funcionários a “trabalhar como loucos”

O CEO da Tesla, Elon Musk, pediu a todos os funcionários, via email, em que não “corressem como loucos” para entregar carros, ressaltando que, embora a empresa faça um grande esforço, correr e gastar muito dinheiro na verdade não faz com que se entreguem mais carros.

No seu e-mail, enviado na sexta-feira e obtido pela CNBC, Musk incentivoa os trabalhadores a concentrarem-se na minimização do custo das entregas, em vez de gastarem “rios de dinheiro” em taxas de agilização, horas extra e trabalhadores temporários, apenas para garantir que os carros serão entregues no quarto trimestre do ano, contribuindo, assim, para as metas de vendas.

As entregas de veículos da Tesla são o mais próximo dos dados de vendas que a empresa divulga, já que suas vendas são globais e não são divulgadas informações regionais. No terceiro trimestre deste ano, a empresa produziu 237.823 carros e entregou cerca de 241.300 carros.

Musk escreveu ainda: “O que aconteceu é que corremos como loucos no final do trimestre para maximizar as entregas, mas as entregas caem massivamente nas primeiras semanas do próximo trimestre”. Adianta ainda que com este ritmo e, “analisado ao longo de um período de seis meses”, perdeu-se muito dinheiro, os trabalhadores ficaram mais desgastados pelo trabalho frenético e não foi entregue nenhum carro extra, nas últimas duas semanas de cada trimestre.

O CEO da Tesla acrescentou que a empresa tem uma “grande onda de entregas” a ser feita nas últimas semanas de dezembro, porque não foi alcançado um alto volume de produção de carros na Europa ou no Texas. Por exemplo, há muitos carros a serem transportados em barcos da China, onde a Tesla tem uma Gigafactory em Xangai com capacidade de produção de 450.000 veículos elétricos por ano, para a Europa.

Por sua vez, nos EUA, os carros estão a ser entregues em camiões e comboios da Califórnia até à costa leste. Em ambos os casos, esses carros chegarão no final do trimestre. Musk destacou que este é o momento certo para “começar a diminuir o tamanho da onda” para se focarem num ritmo de entregas mais estável e eficiente.

Musk escreveu que o melhor princípio é “adotar a atitude mais eficiente, como se não tivéssemos ações negociadas publicamente e como se o conceito de ‘fim do trimestre’ não existisse”.

Os clientes da Tesla que esperam entregas nas próximas semanas é que não deverão ficar muito felizes com esta iniciativa. Muitos clientes esperam pelos seus carros novos há meses e viram as datas de entrega repetidamente adiadas, o que faz com que alguns clientes gastem mais dinheiro em carros de aluguer ou outras soluções de transporte. 

Em outubro, a Tesla divulgou o seu maior resultado líquido trimestral, totalizando 1,62 mil milhões de dólares. Ao mesmo tempo, a empresa reconheceu os atrasos nas entregas, que atribuiu aos desafios globais das cadeias de fornecimento e logística. Em 2021 foram entregues, até ao momento, 627.572 novas unidades.