Green Future-AutoMagazine

Volkswagen investe €40M em energias renováveis na Europa

A Volkswagen pretende ser totalmente neutra em carbono até 2050 ecom este objetivo em mente irá apoiar a expansão das energias renováveis ​​em escala industrial e impulsionar a expansão dos parques eólicos e solares europeus com cerca de 40 milhões de euros até 2025. 

Além de acelerar a transição para a e-mobilidade e expandir ainda mais a sua família de modelos elétricos (ID), como parte da estratégia ACCELERATE, a Volkswagen está a apoiar investimentos em centrais eólicas e solares, aumentando assim a quantidade de eletricidade de fontes renováveis ​​disponível na rede. Desta forma, a empresa pretende melhorar a pegada climática da família ID. e criar a base para neutralidade carbónica da sua frota elétrica.

O maior projeto, até à data, deste portfólio de investimentos é um parque eólico em Skellefteå, no norte da Suécia. Construído em parceria com a empresa wpd Onshore Aldermyrberget AB, terá uma capacidade anual de 100 GWh, suficientes para colmatar as necessidades de 27.000 habitações.

Além do parque eólico na Suécia, entrará em operação, no início de 2022, uma nova central de energia solar em Tramm-Göthen, no nordeste da Alemanha. Este será um projeto conjunto com a empresa de energia RWE e terá cerca de 420.000 painéis solares, constituindo, assim, o maior projeto solar independente da Alemanha.

Seguir-se-ão cerca de 20 outros projetos de eletricidade verde até 2025, nomeadamente em Espanha, Reino Unido e Finlândia. Todos os projetos devem produzir um total combinado de cerca de sete terawatts-hora de eletricidade verde adicional – o equivalente à capacidade de mais de 300 turbinas eólicas e pode cobrir o consumo anual de 600.000 residências.

Um fator chave para alcançar a e-mobilidade neutra em carbono é ser capaz de carregar veículos de forma consistente com eletricidade produzida inteiramente a partir de fontes renováveis. Isto, por si só, reduziria as emissões de CO2 quase em metade comparativamente com os padrões de eletricidade da UE. 

A Volkswagen já oferece aos seus clientes eletricidade verde para carregar em casa (Elli) e na estrada (por exemplo, em estações de recarga IONITY). Com estes investimentos na expansão das energias renováveis, a marca dá um passo à frente e apoia a criação de centrais eólicas e solares nas regiões europeias com maior número de veículos elétricos Volkswagen.

Para cumprir o seu objetivo de ser neutra em carbono até 2050, a Volkswagen pretende reduzir as emissões de CO2 por veículo em 40% na Europa até 2030. Além de acelerar a transição para a mobilidade elétrica, a produção (incluindo as cadeias de abastecimento) e a operação de carros elétricos deverão tornar-se neutras em carbono e a fabricante alemã inclui nos seus planos a reciclagem sistemática das baterias de alta tensão de veículos elétricos antigos.