Green Future-AutoMagazine

KINTO lança primeiro autocarro a hidrogénio em renting

A KINTO Portugal, empresa de mobilidade do Grupo Toyota, alargou a sua solução KINTO One e desenvolveu um programa completo de Full Service Lease (Renting) para autocarros de mobilidade urbana.

O primeiro autocarro a hidrogénio a operar em full service lease pela KINTO Portugal é recebido este mês pela Nobina, a maior operadora de transporte público da região nórdica.

Para que possa fazer a diferença na descarbonização dos transportes públicos, a Nobina – que transporta diariamente 1 milhão de passageiros de forma sustentável–, em parceria com a KINTO Portugal, adquiriu o primeiro autocarro a hidrogénio, produzido pela CaetanoBus, em regime de renting.

O novo autocarro de hidrogénio com emissão zero é um autocarro padrão de piso baixo de 12 metros de comprimento com uma carroceria de alumínio leve de 3 portas. O veículo está equipado com pilha de de combustível Toyota, com potência nominal de 60 kW, bateria de ião-lítio LTO com capacidade de 44 kWh e grupo propulsor Siemens, com potência de 180 kW.

A aliança estratégica entre a Toyota Motors Europe, a KINTO e a CaetanoBus é dedicada ao desenvolvimento e produção de autocarros com emissão zero na Europa, impulsionado assim a expansão das soluções de mobilidade com emissão zero da Toyota, reforçando o caminho da eletrificação, que começou em 1997, e ainda a sua promessa ‘Beyond Zero’ com a tecnologia associada à utilização de hidrogénio.

O novo autocarro entra em operação já no início de janeiro 2022.