Green Future-AutoMagazine

Hyundai encerra divisão de desenvolvimento de motores de combustão

A Hyundai vai cessar o desenvolvimento de novos motores de combustão interna para acelerar a sua transformação num fabricante de veículos elétricos.

A Hyundai Motor Co., o maior fabricante de automóveis do grupo, encerrou a sua divisão de desenvolvimento de motores do seu centro de investigação e desenvolvimento no dia 23 de dezembro, de acordo com fontes da indústria.

“Agora é inevitável a conversão para a eletrificação”, escreveu o recém nomeado diretor de I&D do grupo, Parl Chung-kook num email enviado aos colaboradores. “0 desenvolvimento do nosso próprio motor foi um grande sucesso, mas devemos mudar o sistema para criar inovação futura baseada no grade ativo do passado”.

A equipa de desenvolvimento de motores foi estabelecida em 1983, quando o fundador da empresa, Chung Ju-yung, determinou que a empresa deveria fabricar os seus próprios motores.

A Hyundai apresentou, em 1991, o motor Alpha, o seu primeiro produto próprio, que foi seguido dos motores Beta, Theta y Nu, que ajudaram a empresa a ascender ao top-5 dos fabricantes automóveis.

Agora, ao fim de 40 anos, a Hyundai Motor encerra a divisão de desenvolvimento de motores para melhorar a sua divisão de desenvolvimento de veículos elétricos. A Hyundai Motor converteu as suas equipas focadas nos grupos motopropulsores (motor e transmissão) em unidades de desenvolvimento para a eletrificação.

Os investigadores da unidade de design de motores mudaram-se para o centro de design de eletrificação, deixando um número reduzido de engenheiros para modificar os motores já existentes. Por sua vez, o centro de desenvolvimento de sistemas de propulsão transformou-se num centro de testes de eletrificação.

Simultaneamente, estabeleceu um centro de desenvolvimento de baterias para assegurar a sua posição nesta área central para a competitividade na mobilidade elétrica.

Estas mudanças surgem depois do presidente e diretor executivo do Hyundai Motor, Chang Jae-hoon, ter afirmado recentemente que a empresa tomaria medidas agressivas para se transformar num produtor de veículos eléctricos com a maior brevidade possível.

A Hyundai Motor e a Kia Corp. têm como objetivo vender 1,7 milhões de veículos elétricos, em todo o mundo, até 2026.

“A tarefa imediata é desenvolver veículos inovadores que possam dominar o mercado futuro”, disse Park Chung-kook. “Esta reorganização será um importante ponto de partida para a mudança que se avizinha no novo ano”.