Os dados da ACAP (Associação do Comércio Automóvel em Portugal) relativamente ao ano de 2021, mostram uma queda de 32,7% do mercado automóvel em Portugal relativamente a 2019. Mas num quadro de quebra, destaque para as energias alternativas, onde se verificou um crescimento acentuado de 54,2%.
Em dezembro de 2021 foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 16.333 automóveis, menos 28% que no mesmo mês de 2019 e menos 10,7% quando comparado com o mês de dezembro de 2020.
Em 2021, foram colocados em circulação 180.277 novos veículos, o que representou uma diminuição de 32,7% relativamente a 2019, apesar apresentar um ligeiro aumento de 1,9% em comparação com 2020.
No mês de dezembro de 2021 foram matriculados em Portugal 12.608 automóveis ligeiros de passageiros novos, menos 28,9% que no mesmo mês do ano de 2019. Em comparação com dezembro de 2020, o mercado registou também uma queda de 11,5%.
De janeiro a dezembro de 2021 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 146.637 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 34,5% relativamente ao período homólogo de 2019. Comparativamente a 2020, o mercado registou um pequeno acréscimo de 0,8%.
No entanto, no que toca a veículos movidos a energias alternativas, o panorama é muito diferente. Registou-se, em 2021, um aumento de 54,2% nas vendas de novos veículos ligeiros de passageiros elétricos e híbridos.
Em particular, verifica-se um aumento de 69,3% nos veículos elétricos, em comparação com 2020. Assim, entre janeiro e dezembro de 2021, foram vendidos em Portugal 13.260 automóveis ligeiros de passageiros elétricos a bateria e 15.660 automóveis híbridos plug-in (13.551 com motor a gasolina e 2.109 com motor diesel), uma variação positiva de 36,1% relativamente aos 12 meses anteriores.
No que diz respeito aos híbridos, foram vendidos, em 2021, 19.082 unidades (14.996 a gasolina e 4.086 a gasóleo), o que traduz um aumento de 60,3%.
Os números relativos unicamente ao mês de dezembro traduzem também uma tendência de crescimento dos automóveis 100% elétricos face a outras formas de eletrificação. No último mês de 2021, venderam-se 1.874 elétricos a bateria, o que representa um crescimento homólogo de 64,7%. Este aumento contrasta com os 1.299 híbridos plug-in e 1.404 híbridos convencionais – quebras de 36,8% e 32,1%, respetivamente, face ao mês de dezembro de 2020.