Green Future-AutoMagazine

Entregas de correio na Alemanha tornam-se mais verdes

A Deutsche Post, empresa alemã de serviços postais, vai compensar as emissões associadas ao transporte de correio com investimentos em projetos de proteção climática. 

Nos últimos dez anos, a DHL transportou todos as encomendas para clientes particulares com o seu serviço ‘amigo’ do planeta GoGreen. Para o serviço de correiro regular, a opção GoGreen estava até agora sujeita a cobrança e disponível apenas para clientes empresariais com um volume de remessas de, pelo menos, 50.000 itens por ano. A nova política do Deutsche Post torna, agora, o correio por carta mais amigo do ambiente também para clientes particulares.

Para as cerca de 6,5 mil milhões de cartas tratadas pelas operações de correspondência do Deutsche Post em 2020, isso traduzir-se-ia numa compensação de mais de 300.000 toneladas de emissões de CO2. Para o correio publicitário nacional e produtos de imprensa, os clientes ainda têm a opção de escolher a GoGreen como um serviço adicional.

Ole Nordhoff, Diretor de Marketing da Deutsche Post defende que “[a] proteção climática é uma questão central para o Deutsche Post. Atualmente temos a maior frota de carrinhas de entrega elétricas, assim como bicicletas e cargo-bikes também movidas a eletricidade, fornecendo o serviço de entrega de correio e encomendas mais ecológico do setor”

Ole Nordhoff acrescenta ainda que os clientes responderam sempre de forma positiva ao envio ecológico das encomendas. “Agora estamos a introduzir essa forma de envio mais ambientalmente sustentável também nas nossas operações de correio, tornando todo o nosso transporte de correio mais ecológico. Isto também ajuda os nossos clientes comerciais a tornarem as suas correspondências com os clientes finais mais ecológicas”, conclui. 

Desde 2007, a Deutsche Post e a DHL oferecem o seu serviço GoGreen como uma forma de compensar – por meio de projetos de proteção climática certificados – as emissões de CO2 geradas pelas suas operações de transporte. Nos últimos dez anos, cada encomenda de cliente particular, enviado na Alemanha, foi automaticamente GoGreen. Esta medida mais recente – para compensar as emissões de CO2 para o transporte de todos os itens de correio postal automaticamente – faz parte do ambicioso programa de sustentabilidade do Deutsche Post DHL Group que visa alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações logísticas até 2050.

O Deutsche Post DHL Group já entrega correspondências e encomendas sem carbono em mais de 50% dos seus distritos de entrega, tornando-a, de longe, a fornecedora de logística mais ecológica da Alemanha. Além disso, a divisão do Grupo Post & Parcel Germany continua a expandir a sua frota de veículos elétricos, a investir na construção de instalações de operações neutras em carbono e a atualizar os edifícios existentes.

A divisão também planeia aumentar continuamente a parcela de encomendas enviadas por meios de transporte mais ecológicos (ferrovias e camiões movidos a biogás).