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Volvo inicia testes de condução autónoma e lança integração direta com Google Assistant

Volvo Cars Google Remote Vehicle Actions with Google Nest

A Volvo Cars acaba de anunciar que vai lançar em breve, para os clientes nos Estados Unidos, uma nova funcionalidade que permite condução autónoma não assistida (Ride Pilot). A marca adianta ainda que, uma vez homologado e credenciado para utilização em autoestradas, o Ride Pilot irá estar disponível como subscrição adicional no próximo SUV totalmente elétrico da marca, que será revelado no final de 2022.

Em meados deste ano, a Volvo pretende iniciar os testes de condução autónoma nas estradas da Califórnia (mediante autorização) onde o clima, as condições de tráfego e o quadro regulamentar proporcionam um ambiente favorável para a implementação deste tipo de projeto. De acordo com a marca sueca, este novo modo de condução, Ride Pilot, irá permitir que a próxima geração de automóveis Volvo possa libertar mais tempo aos clientes e tornar a condução de um automóvel mais conveniente e agradável.

Com o objetivo principal de proporcionar uma condução autónoma segura aos seus clientes, a Volvo Cars afirma estar a estabelecer um novo padrão de segurança, com atualizações de software over-the-air (OTA) em combinação com uma configuração de sensores de última geração. O software é desenvolvido pela empresa de software de condução autónoma Zenseact, em conjunto com a equipa interna de programadores da Volvo Cars e os programadores da Luminar, um dos seus parceiros tecnológicos. Esta nova experiência é possibilitada por mais de duas dúzias de sensores, incluindo o sensor Iris LiDAR da Luminar, que trabalha ‘de mãos dadas’ com o software desenvolvido. 

O sensor LiDAR da Luminar irá complementar cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores ultrassónicos no próximo SUV totalmente elétrico da Volvo. Esta configuração padrão de sensores proporciona, de acordo com a marca, uma excelente fiabilidade de visão e perceção. Juntamente com a implementação contínua de software OTA, o sistema irá assegurar uma redundância total e permitir uma condução autónoma segura com o Ride Pilot.

Como parte deste processo de verificação, a Volvo Cars está já a testar as funcionalidades de condução autónoma nas estradas na Suécia, juntamente com a Zenseact, e a recolher dados em toda a Europa e nos EUA. Uma vez verificado a segurança dos sistema, e quando todas as aprovações necessárias forem asseguradas, a ambição da empresa é introduzir primeiro o Ride Pilot na Califórnia, antes de se lançar gradualmente noutros mercados e regiões em todo o mundo.

A par desta novidade, a Volvo Cars anunciou também que será a primeira empresa automóvel a lançar a integração direta com o ecossistema Google Home bem como outros dispositivos Google Assistant. Esta integração direta permite a conexão entre o Google Assistant e os automóveis, possibilitando aos clientes controlarem as funções do seu automóvel por meio de comandos de voz, frequentemente usados em dispositivos domésticos e móveis habilitados para o Google Assistant.

Como resultado desta colaboração, a Volvo Cars disponibilizará, em breve, novas funcionalidades nos seus automóveis com este sistema de infotainment, como acesso à plataforma YouTube.

Ao viajar num automóvel elétrico, as viagens mais longas podem necessitar de uma paragem de carga – e com a reprodução de vídeo disponível no mesmo, os condutores de automóveis Volvo vão poder desfrutar, na sua pausa para carregamento, de livestreams, notícias, espetáculos ou do último vídeo do seu criador favorito. De forma a não comprometer a segurança, a reprodução de vídeos só é permitida quando o automóvel estiver completamente parado.

Finalmente, a marca sueca anunciou ainda que está a usar as plataformas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies para levar o sistema de informação e entretenimento Google Android Automotive nos próximos automóveis totalmente elétricos das marcas Volvo e Polestar “para o próximo nível”.

Ao potenciar a competência interna de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars e da empresa de tecnologia Qualcomm, ambas as empresas irão melhorar a capacidade geral do sistema de infoentretenimento de próxima geração de automóveis Volvo Cars, alimentado pelo Google Android, tornando-o mais rápido e ágil.

O Snapdragon Cockpit Platforms da Qualcomm foi concebido para ser um hub central para computação de alto desempenho. É capaz de cumprir os requisitos altamente exigentes de gráficos, áudio e inteligência artificial no próximo SUV Polestar 3 e no próximo SUV Volvo Cars totalmente elétrico, tudo isto com um consumo de energia muito baixo.

Usando as mais recentes Plataformas Snapdragon, o sistema de infoentretenimento da próxima geração da Volvo Cars terá mais do dobro da velocidade, enquanto a sua geração gráfica será até dez vezes mais rápida.