Green Future-AutoMagazine

No futuro, os BMW mudam de cor

A BMW apresentou, no CES 2022, o novo iX Flow com E Ink, oferecendo a perspetiva de uma tecnologia que, no futuro, poderá adaptar o exterior dos veículos a diferentes situações através da digitalização. Quando o condutor assim o deseje, a superfície do BMW iX Flow com E Ink pode variar a sua tonalidade.

As mudanças de cor são possibilitadas por uma película especialmente desenvolvida à medida das linhas do veículo desportivo totalmente elétrico da BMW. Quando estimulada por sinais elétricos, a tecnologia eletroforética traz à superfície pigmentos de diferentes cores, fazendo com que a película assuma a cor desejada.

A inovadora tecnologia E Ink concede a possibilidade de alterar a aparência do veículo consoante as preferências estéticas do condutor, as condições climatéricas ou mesmo os requisitos funcionais. De acordo com a marca, a tecnologia oferece, portanto, um potencial sem precedentes de personalização na área de design exterior.

Segundo a BMW, a cor externa variável também pode contribuir para o bem-estar no interior e para a eficiência do veículo, tendo em conta as diferentes funções associadas às cores claras e escuras: reflexão da luz do sol ou absorção associada de energia térmica.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de arrefecimento e aquecimento através do ar condicionado do veículo. Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico necessita e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Num carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia. No interior, a tecnologia poderia, por exemplo, evitar que o tablier sobreaquecesse.

A coloração eletroforética é baseada numa tecnologia desenvolvida pela E Ink. O revestimento de superfície deste BMW iX Flow contém milhões de microcápsulas, com um diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, a estimulação por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroçaria do carro a tonalidade desejada.