Green Future-AutoMagazine

BYD e Nuro juntam forças para construir veículo de entregas autónomo

BYD anunciou uma parceria com a Nuro, uma empresa norte-americana de robótica, para começar a produzir o veículo elétrico autónomo de terceira geração da empresa.

Combinando a tecnologia de ambos os parceiros, o veículo autónomo de entregas da Nuro apresentará o dobro do volume de carga do atual modelo R2 e contará com inserções modulares para personalizar o armazenamento e novos compartimentos com temperatura controlada para manter as cargas quentes ou frias, de acordo com as necessidades. As melhorias na segurança incluem um airbag externo, para garantir a segurança dos peões fora do veículo, bem como um conjunto de sensores multimodais, incluindo câmaras, radares, Lidar e câmaras térmicas, para um campo de visão redundante de 360 ​​graus.

A Nuro foi fundada em 2016 por Jiajun Zhu e Dave Ferguson, antigos engenheiros de carros autónomos da Google. Especializada no desenvolvimento de veículos com zero ocupantes projetados especificamente para o transporte de mercadorias, a Nuro lançou duas gerações de veículos autónomos, introduzindo os seus veículos para serviços de entregas de parceiros líder, incluindo as cadeias Domino’s, Kroger e 7-Eleven. A empresa de robótica firmou ainda uma parceria de vários anos com a FedEx.

Jiajun Zhu, cofundador e CEO da Nuro, mostra-se entusiasmado por esta parceria com a BYD “para ajudar [a Nuro] a ficar mais perto das operações comerciais em escala” e continua: “Estamos ansiosos para transformar os componentes de hardware da plataforma de veículos elétricos de origem global da BYD em veículos autónomos inovadores, capazes de operar em vias públicas, nas nossas novas instalações aqui na América. [P]retendemos produzir veículos autónomos em escala que possam melhorar a segurança rodoviária, a qualidade do ar e o acesso geral a mercadorias”.

Neste projeto, a BYD está a trabalhar em conjunto com a Nuro no desenvolvimento de veículos e é responsável pelo fabrico de veículos e pelos testes iniciais, assim como pelo fornecimento de hardware como a sua Blade Battery, motores elétricos, funções eletrónicas e displays para interação homem-máquina. Por sua vez, a Nuro integra tecnologias como a condução autónoma, módulos de controlo e sensores.

A BYD terminará a montagem da plataforma de hardware na sua fábrica de Lancaster, no estado norte-americano da Pensilvânia, usando componentes de origem global. A Nuro concluirá então o processo de fabrico do veículo, instalando e testando os sistemas de autonomia que tornarão a plataforma capaz de operar nas novas instalações da empresa, no sul do estado do Nevada.

Este anúncio sucede uma ronda de financiamento levada a cabo pela BYD, no valor de 600 milhões de dólares (cerca de 520 milhões de euros), encerrada no quarto trimestre de 2021 e liderada pela Tiger Global Management, com participação de outros investidores.