Green Future-AutoMagazine

BP: carregamentos rápidos quase tão lucrativos como venda de gasolina

A BP afirmou que o carregamento rápido de veículos elétricos está na iminência de se tornar mais rentável do que o abastecimento de automóveis com gasolina.

A transposição deste limiar marcará um momento significativo para a BP, que pretende abandonar o petróleo e expandir a suas operações nos mercados de energia e no ecossistema dos veículos elétricos (EV).

O carregamento de veículos elétricos foi, durante anos, um negócio deficitário, no seu conjunto, tanto para a BP como para os seus concorrentes, uma vez que têm sido necessários grandes investimentos na expansão das redes. Não é expectável que o negócio seja rentável antes de 2025, mas em termos de margens, os pontos de carregamento rápido da BP estão a aproximar-se dos níveis do abastecimento de gasolina.

“Se pensarmos num depósito de combustível versus um carregamento rápido, estamos a aproximar-nos de um ponto em que os fundamentos comerciais do carregamento rápido são melhores do que os do combustível”, declarou à Reuters a diretora de Clientes e Produtos da BP, Emma Delaney, acrescentando que a forte e crescente procura por carregadores rápidos de baterias na Grã-Bretanha e na Europa já aproximou as margens de lucro deste negócio àquelas do tradicional abastecimento a gasolina.

Emma Delaney não revelou contudo dados concretos sobre os resultados financeiros associados ao carregamento de veículos elétricos, nem ofereceu uma previsão de quando os lucros deste negócio ultrapassarão os da comercialização de combustíveis tradicionais. Em 2020, a BP declarou uma margem bruta de 3,5 mil milhões de dólares (cerca de 3,1 mil milhões de euros) no retalho de combustíveis. A sua divisão de Clientes e Produtos – responsável pelo negócio de carregamento de elétricos – atingiu lucros de 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2021, cerca de 17% dos lucros totais da empresa.

A BP revelou também que a venda de eletricidade para carregamento de veículos cresceu 45% no terceiro trimestre de 2021, relativamente ao trimestre anterior. A empresa pretende expandir o negócio para 70.000 pontos de carregamento até 2030, a partir dos atuais 11.000.

“Em geral, vemos uma grande oportunidade no carregamento rápido para os consumidores e para as empresas, assim como nos serviços de frotas; é aqui que vemos o crescimento e vemos as margens”, afirmou Delaney. “Tomámos a decisão de ir realmente atrás do carregamento rápido, em movimento, em vez do carregamento lento no poste de eletricidade, por exemplo”, concluiu.

O esforço para expandir a rede de pontos de carregamento tem também o objetivo de manter um forte fluxo de clientes para as estações de serviço da BP e nas lojas de conveniência adjacentes.