A CATL (Contemporary Amperex Technology Co Ltd), fabricante chinês de baterias, lançou um serviço de troca de baterias para veículos elétricos chamado EVOGO, que, segundo a empresa, permitirá aos condutores substituírem as baterias dos seus carros em apenas um minuto.
O diretor da CATL, Chen Weifeng, explicou que serão instaladas estações de troca de baterias em dez cidades da China, que permitirão aos condutores a troca de blocos sem carga por baterias recém-carregadas. Os utilizadores poderão ter acesso ao serviço através de uma aplicação.
O primeiro veículo a ser compatível com este serviço é o Bestune NAT, do fabricante chinês FAW Group, mas seguir-se-ão mais modelos.
Na perspetiva de Chen e da CATL, a bateria deve ser um produto partilhado e não de consumo para uso pessoal e acrescentou que o EVOGO tem como objetivo neutralizar o “desafio da ansiedade de autonomia, inconveniência de carregamento e altos custos de compra” para os proprietários.
O lançamento deste sistema surge numa altura em que as empresas do setor automóvel competem para reduzir custos e a ‘ansiedade da autonomia’, enquanto tentam aumentar a atratividade dos produtos, especialmente na China.
O fabricante chinês de veículos elétricos NIO já construiu uma rede de 700 estações de troca de baterias em toda a China, o que permite aos proprietários de automóveis da marca fazerem a troca para uma bateria totalmente carregada em três minutos.
Em setembro, a Geely havia também anunciado os seus planos para criar uma rede global de 5.000 estações de troca de baterias para veículos elétricos até 2025.
Fora da China, a Honda Motor fez uma parceria com a Yamaha Motor e com a fabricante de scooters Piaggio para desenvolver baterias amovíveis para veículos elétricos. A startup Ample, de Sillicon Valley, também se uniu à Uber para oferecer serviços de troca de baterias para os condutores da empresa na Califórnia.