Green Future-AutoMagazine

DS testa o futuro com o E-Tense Performance

© LAURENT NIVALLE

A eletrificação é um dos elementos centrais da estratégia da DS Automobiles deste o seu lançamento, em 2014. A marca francesa foi o primeiro fabricante premium a participar na Fórmula E, aproveitando o sucesso alcançado nesse campeonato 100% elétrico para suportar o seu trabalho de investigação e desenvolvimento na área da mobilidade sustentável.

Assim, para manter uma posição de liderança no mercado da eletrificação, a DS Automobiles baseia-se na experiência da DS Performance, tendo recentemente desenvolvido um protótipo que visa testar diferentes inovações a integrar nos futuros produtos da marca.  

O protótipo DS E-Tense Performance apresenta um monocoque em carbono, com uma mecânica retirada de um monolugar de Fórmula E. De acordo com a DS, a geometria da suspensão é capaz de garantir a melhor aderência possível à estrada – tal como os monolugares da Fórmula E nos circuitos urbanos, frequentemente rugosos – e em quaisquer condições meteorológicas.

De acordo com Thomas Chevaucher, diretor da DS Performance, “[o] objetivo é aplicar a experiência adquirida na Fórmula E e a experiência que trouxemos com os (…) títulos internacionais a um projeto que prevê a criação de uma viatura elétrica de elevada performance no futuro. É um laboratório que iremos utilizar para analisar o comportamento dos componentes e desenvolvê-los com vista a futura fabricação. A ideia é, também, encontrar soluções para reduzir custos, torná-las mais fáceis de produzir e aplicá-las em modelos de série. As próximas gerações da gama E-Tense irão beneficiar destes desenvolvimentos”.

A cadeia cinemática é composta por dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na parte traseira), correspondendo a 815 cv de potência e um binário de 8.000 Nm transmitido às quatro rodas. Estes dois motores elétricos apresentam uma capacidade de regeneração de 600 kW. Ainda que, fisicamente, o DS E-Tense Performance mantenha um sistema de travagem tradicional, com discos e pastilhas, apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem. 

A bateria compacta encontra-se alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projetado pela DS Performance, estando colocada numa posição central traseira. A bateria do protótipo foi inspirada nas corridas de monolugares elétricos e foi desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft. Resultante de um trabalho de investigação deste parceiro, a DS adianta que esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais, graças a um design personalizado da solução Quartz EV Fluid concebida à medida. Esta bateria traduz-se em fases de aceleração e de regeneração até um máximo de 600 kW, permitindo a exploração de novas avenidas para as gerações futuras de veículos de série.

Quanto ao interior, a DS avança que o habitáculo foi concebido com vista à recolha de dados. Está equipado com bancos do tipo baquet de competição e um volante similaro ao utilizado na Fórmula E. O caráter premium da marca é revelado nas inserções especiais em couro preto.

Os primeiros testes com o DS E-Tense Performance começarão já a partir de fevereiro, com Jean-Éric Vergne, embaixador da linha E-Tense, e António Félix da Costa, ambos Campeões de Fórmula E, ao volante do protótipo. Seguem-se depois os testes em circuito e em estrada aberta, antes de, finalmente, serem anunciados os dados reais de performance do automóvel.