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Jogos Olímpicos são palco para China mostrar progressos no hidrogénio

A China está a apostar fortemente nos ‘veículos de nova energia’, utilizando os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, para publicitar a sua política. Os Jogos recorrem a frotas de veículos a hidrogénio como forma de impulsionar o desenvolvimento desta energia verde. 

Estão a ser usados mais de 1.000 veículos movidos a hidrogénio nos Jogos Pequim, de acordo com a empresa Beijing SinoHytec, responsável pelo fornecimento de mais de 700. A Foton, fabricante chinês de veículos pesados, também forneceu 500 autocarros a pilha de combustível de hidrogénio para servir os distritos de Yanqing e Zhangjiakou.

De acordo com uma declaração de Liu Xiaoyan, analista do setor, a um jornal do país, os autocarros a hidrogénio para além de ajudarem a tornar as Olimpíadas mais verdes em termos de transporte, também mostram as conquistas e avanços da China em toda a cadeia industrial.

A empresas de energia PetroChina e a Sinopec construíram estações de reabastecimento de hidrogénio. Em setembro de 2021, foram abertos quatro postos de abastecimento de hidrogénio construídos pela Sinopec para dar resposta aos Jogos de Inverno, um dos quais localizado na cidade de Xiwanzi, distrito de Chongli, em Hebei, a apenas 15 quilómetros no centro olímpico. Localizado num importante centro de transportes, está equipado com três bombas de hidrogénio e tem uma capacidade de abastecimento diário de 1.000 kg.

O primeiro laboratório de testes de hidrogénio na estação foi inaugurado no distrito de Chongli no início de janeiro. O laboratório pode testar 13 indicadores típicos de hidrogénio para pilhas de combustível, que ajudarão a fornecer suporte técnico para garantir a qualidade, segurança e fiabilidade dos veículos a hidrogénio durante os Jogos de Inverno.

Wang Meiting, investigador do Instituto de Investigação do Banco da China, defende que “este projeto-piloto em larga escala ajudará a provar a estabilidade e a usabilidade dos veículos a hidrogénio” e acrescentou que a energia do hidrogénio é uma energia limpa com grande potencial de desenvolvimento. No entanto, devido ao seu custo relativamente mais alto, há, atualmente, pouca margem para promoção em larga escala.

Wang reconhece que os veículos a hidrogénio exigem um grande investimento inicial e também em investigação científica e, por isso, demonstrações como esta que está a ocorrer em Pequim podem atrair maiores investimentos. 

De acordo com o plano de trabalho de Pequim para o desenvolvimento da indústria, a capital chinesa terá uma base para a promoção em larga escala da indústria de energia de hidrogénio, um sistema industrial relativamente completo e infraestrutura de apoio, até 2025. Deverá ainda ter “cultivado” 10 a 15 empresas, líderes na cadeia industrial do hidrogénio, com influência internacional.

A China planeia construir, na região de Pequim-Tianjin-Hebei, uma cadeia industrial ligada ao hidrogénio no valor de mais de 100 biliões de yuans (mais de 13 mil milhões de euros), com 37 estações de reabastecimento de hidrogénio e 10.000 veículos a hidrogénio em utilização, até 2025.