Green Future-AutoMagazine

Aiways U5 supera viagem épica de 7000 km no inverno norueguês

O Aiways U5, que começará a ser comercializado em Portugal no segundo trimestre de 2022, terminou com sucesso um dos mais exigentes desafios de condução da Europa, o eNordkapp. Uma competição implacável para veículos elétricos, que percorre um trajeto de 7.000 km com início em Flensburg, na Alemanha, chega ao Cabo Norte, na Noruega, e volta depois para sul, pela Suécia, até Lübeck, novamente na Alemanha. As equipas enfrentam tempestades de neve, dias curtos, pisos de gelo e temperaturas que podem chegar aos -20ºC.

No eNordkapp, o desafio não é cruzar a linha de meta em primeiro lugar ou cumprir a maior distância, mas antes completar um teste de resistência e resiliência. O percurso é concebido especificamente para confrontar cada EV com um conjunto de condições adversas para o levar ao limite.

O SUV U5 da Aiways fez este ano a sua estreia na competição, naquela que foi a décima edição da prova. O evento contou com a participação de 19 equipas, cada uma delas com um modelo EV diferente. Ao voltante do U5 esteve o alemão Dennis Schulmeyer, diretor-geral da empresa de tecnologia de carregamento Lade, que escolheu como copiloto o seu amigo Manuel Zagovec. 

O piloto afirmou que “[o] U5 demonstrou ser o automóvel perfeito para esta prova. Não só se revelou extremamente confortável para quem passa horas ao volante, como registou boas prestações em condições desfavoráveis. É verdade que as prestações dos automóveis elétricos se alteram com o tempo frio, mas o U5 mostrou-se excecionalmente capaz e demonstrou ser uma ferramenta poderosa para a nossa equipa nesta prova. Uma enorme vantagem para nós foi a rapidez com que um EV consegue gerar calor no habitáculo, algo que foi fundamental naquelas noites em que o termómetro se aproximou dos 20 graus negativos”.

A Noruega possui uma infraestrutura de carregamento alargada, o que permitiu ao U5 realizar todas as paragens para recarregar as baterias em menos de uma hora, graças à disponibilidade de postos de carregamento, mesmo nos locais mais remotos. No entanto, as condições atmosféricas adversas e de piso impediram que o veículo percorresse mais de 500 km por dia.

Segundo o comunicado, mesmo nas ocasiões em que o frio e a resistência ao rolamento exigiram mais da bateria (com picos de consumo que atingiram 25 kWh/100 km), o U5 continuou a revelar-se económico e competente a navegar pelas estradas cobertas de neve, no inverno norueguês, até ao Nordkapp (Cabo Norte), o ponto mais a norte do continente europeu acessível por estrada. Ao longo dos 13 dias do evento, que teve lugar entre 27 de dezembro e 9 de janeiro, os seguidores foram mantidos atualizados através da localização em tempo real e de feeds nas redes sociais.

O eNordkapp junta-se assim a uma lista de desafios extremos superados pelo SUV da marca chinesa, que já completou as provas de endurance ED1000 e E-Cannonball, além da vitória arrecadada no Riviera Electric Challenge de 2021.