O prémio ‘Women’s World Car Of The Year’ (WWCOTY) é a única competição de carros no mundo cujo júri é composto somente por mulheres, jornalistas especializadas na área automóvel. Em avaliação estão critérios como segurança, condução, tecnologia, design, impacto ambiental e relação custo-benefício.
Após terem identificado os modelos vencedores em seis categorias independentes – Automóvel Urbano, SUV Familiar, Automóvel Familiar, Grande SUV, Automóvel Desportivo e 4×4 – as 56 juradas, grupo em que Portugal está representado pela jornalista Carla Ribeiro, do jornal Público, irão agora proceder à eleição final do ‘Women’s World Car of the Year’ deste ano. O resultado da sua votação será anunciado no dia 8 de março, em que se assinala também o Dia Internacional da Mulher.
Nesta edição de 2022, o grande destaque vai para a mobilidade elétrica: os vencedores das seis categorias são todos veículos elétricos a bateria, híbridos, híbridos plug-in (ou, pelo menos, têm as duas últimas versões na sua gama).
Assim, na categoria ‘Melhor 4×4’, o vencedor foi o novo Jeep Wrangler 4xe, que estreia as novas motorizações híbridas plug-in da marca. O Wrangler 4xe disponibiliza 380 cavalos de potência e consegue percorrer mais de 50 km (ciclo WLTP urbano) em modo puramente elétrico.
Para Christian Meunier, diretor executivo da marca Jeep, “[e]ste prémio atribuído pelo Women’s World Car é mais uma confirmação de que a eletrificação aumenta as capacidades essenciais dos nossos veículos Jeep. O Jeep Wrangler 4xe é um exemplo claro de que é possível ter o melhor de dois mundos: capacidade lendária Jeep e diversão ao ar livre combinada com uma oferta eletrificada e amiga do ambiente que lhe permite desfrutar da natureza em silêncio quase absoluto”.
Na categoria ‘Melhor Carro Urbano’, o Women’s World Car of the Year elegeu o novo Peugeot 308, que integra duas versões com grupos propulsores híbridos plug-in de 180 e 225 cv.
Linda Jackson, CEO da Peugeot, afirmou: “O facto de o novo Peugeot 308 ter sido eleito como o Melhor Automóvel Urbano do ano de 2022 por um júri a nível planetário composto exclusivamente por mulheres, e de origens geográficas muito diferentes, demonstra a relevância das escolhas estratégicas da Peugeot”.
O novo Kia Sportage, que disponibiliza versões HEV e PHEV, foi eleito o ‘Melhor SUV Familiar’.
As três categorias remanescentes – ‘Melhor Carro’, ‘Melhor SUV’ e ‘Melhor Carro de Performance’ – foram arrecadas por três automóveis elétricos a bateria: respetivamente, o Ford Mustang Mach-E, o BMW iX e o Audi e-Tron GT.