Os novos DS E-Tense 4×4 360 e DS 9 E-Tense 250 chegam a Portugal no próximo mês de abril. A DS Automobiles dá assim continuidade ao seu processo de transição energética com o lançamento no mercado nacional da sua berlina estatutária, o DS 9, com duas novas motorizações híbridas plug-in.
A versão mais potente, o DS 9 E-Tense 4×4 360 apresenta uma performance referencial, de acordo com a marca, graças a uma preparação específica com base na tecnologia desenvolvida em competição, na Fórmula E. Esta proposta está equipada com um motor PureTech de quatro cilindros de 200 cv, acoplado a dois motores elétricos, um dianteiro de 81,2 kW (110 cv), integrado na caixa de velocidades, e outro traseiro de 83 kW (113 cv), para uma potência combinada de 360 cv.
A velocidade máxima do DS 9 E-TENSE 4×4 360 é limitada eletronicamente a 250 km/h, tendo a capacidade de atingir 140 km/h apenas em modo elétrico. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 5,6 segundos.
O DS 9 E-Tense 4×4 360 conta com eixos dianteiros e traseiros específicos, dotados de vias mais largas. O sistema de travagem foi reforçado com pinças de quatro pistões para uma melhor distribuição do esforço em situações de carga mais exigentes, contando com discos de 380×32 mm à frente (mais 50×2 mm em comparação com o DS 9 E-Tense 225) e 290×12 mm atrás. Tal como no monolugar que se sagrou campeão de Fórmula E em 2020, esse suplemento mecânico só é fornecido quando necessário, após a recuperação de energia. Os amortecedores, molas e barra de estabilização são específicos, bem como a cartografia do motor.
A bateria de 11,9 kWh beneficia de um sistema avançado de gestão para conservar energia. Em modo zero emissões, o DS 9 E-Tense 4×4 360 percorre 51 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER Combinado). O consumo de combustível é de 1,8 l/100 km com emissões de CO2 homologadas em 41 gramas por quilómetro (ciclo WLTP, circuito misto).
Com duas rodas motrizes, o igualmente híbrido plug-in DS 9 E-Tense 250 conta com um motor PureTech de quatro cilindros, com 200 cavalos, associado a um motor elétrico de 80 kW (110 cv). Este conjunto substitui a motorização de 225 cv. Uma nova bateria de 15,6 kWh (capacidade total), permite-lhe uma autonomia máxima de 67 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER ciclo combinado). O carregador de bordo de 7,4 kW permite um carregamento completo em 2 horas e 23 minutos.
As emissões de CO2 foram reduzidas para 26 gramas por quilómetro, estando o consumo de combustível homologado em 1,1 litros aos 100 km, segundo o ciclo combinado WLTP. A velocidade máxima do DS 9 E-Tense 250, de duas rodas motrizes, está eletronicamente limitada a 240 km/h, tendo capacidade de atingir 135 km/h utilizando apenas energia elétrica. O sprint dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 8,1 segundos.
As duas novas versões da berlina DS 9 E-Tense estão disponíveis com dois níveis de equipamento, Performance Line + e Rivoli +, com preços a partir de 62.100€ (250) e 74.900€ (4×4 360).