Paris prepara-se para limitar fortemente a circulação de automóveis no centro da cidade, com o propósito de reequilibrar o tráfego urbano em benefício de peões, ciclistas e utlizadores de transportes públicos.
O plano foi anunciado pela presidente da capital francesa, Anne Hidalgo, e a implementação desta Zona de Tráfego Limitado (ZTL) está prevista para o início de 2024, o que representa um atraso de dois anos relativamente ao prazo originalmente previsto.
A ZTL permite reservar os arruamentos para peões, bicicletas, transportes públicos, e determinadas categorias de utilizadores. A passagem de outros veículos, nomeadamente veículos privados que cruzam a zona sem se deterem na mesma, é proibido na maior parte dos casos.
Muitos utilizadores poderão continuar a circular na ZTL – residentes e trabalhadores na área, transportes públicos, pessoas com mobilidade reduzida, comerciantes, serviços de entregas, etc. –, sendo também permitido o tráfego de destino, ou seja, circular na área e ali estacionar para, por exemplo, ir ao cinema, a uma consulta médica, a um estabelecimento comercial, ou visitar amigos ou familiares.
Apesar das várias exceções, estima-se que o plano permita reduzir em cerca de 50% o número de automóveis em circulação na cidade, o que corresponde a cerca de 100.000 carros por dia.
A área corresponderá essencialmente à zona histórica da capital francesa: os arrondissements do centro de Paris (1º, 2º, 3º e 4º), assim como os 5º, 6º e 7º distritos, a norte do Boulevard St. Germain, na margem esquerda do Sena.