Green Future-AutoMagazine

Quanto se poupa realmente com um carro elétrico?

Segundo o ‘Inquérito sobre o Clima 2021-2022’, da autoria do Banco Europeu de Investimento (BEI), 84% dos portugueses tem intenção de adquirir um veículo elétrico ou híbrido nos próximos anos, uma percentagem mais elevada do que a média dos europeus.

Os veículos elétricos têm vindo a conquistar uma quota cada vez maior no mercado automóvel, com os compradores motivados pelos seus princípios ecológicos ou pela simples racionalidade do cálculo monetário – apesar do valor do investimento inicial ainda ser mais elevado, a poupança resultante da utilização de um veículo elétrico é reconhecida logo a partir do primeiro carregamento.

Para ilustrar as diferenças entre carregar um automóvel com energia elétrica e abastecê-lo com combustíveis fósseis, a Selectra fez as contas, comparando o custo associado às deslocações de dois automóveis da mesma marca – Nissan Leaf e Nissan Micra (gasolina e diesel) –, durante uma semana, considerando uma média de 20 km por dia.

Aos preços médios atuais dos combustíveis nos postos de abastecimento da Galp, o condutor do Nissan Micra a gasolina teria de desembolsar 14,70€ de combustível para percorrer os 140 km semanais, e o condutor da versão diesel pagaria 13,52€.

O condutor do Nissan Leaf 100% elétrico, por seu lado, gastaria entre 2,56€ (horas de vazio) e 4,67€ (horas fora de vazio) de eletricidade para percorrer a mesma distância, se efetuar o carregamento em casa (3,88€ se tiver optado pela tarifa simples).

Se o Leaf for carregado num ponto de carregamento público, o custo varia entre 3,92€ (vazio) e 4,97€ (fora de vazio).

É importante ter em conta que os valores avançados pela Selectra são baseados numa estimativa. Na prática, os valores poderão divergir consoante a tarifa de eletricidade contratada, o comercializador de energia escolhido ou o revendedor de combustível considerado.

Além dos custos de utilização mais reduzidos, a Selectra destaca também as outras grandes vantagens dos carros elétricos face aos veículos alimentados por combustíveis fósseis: além de serem obviamente mais ecológicos, existem ainda incentivos adicionais como a isenção de determinados impostos, estacionamento gratuito em vários pontos do país e custos de manutenção significativamente mais baixos.

Finalmente, a entidade especialista na comparação de tarifas de energia alerta também para o aumento do preço de carregamento de carros elétricos levado a cabo por muitos comercializadores, à semelhança do que aconteceu com as tarifas de eletricidade para consumo doméstico. A Selectra aponta, por exemplo, o caso da Galp, que desde o início do ano já atualizou o seu tarifário por duas vezes, passando de 0,163€ por kWh em horas de vazio para 0,189€; e de 0,213€ por kWh para 0,239€ em horas fora de vazio. Esta decisão teve por base o aumento do custo de aquisição de energia e previsão de redução das tarifas de acesso às redes.