Green Future-AutoMagazine

Opel quer tornar-se totalmente elétrica em tempo recorde

Opel Grandland Hybrid4

A Stellantis apresentou recentemente o seu plano de eletrificação para os próximos anos e, neste enquadramento, a Opel anunciou que, até 2028, terá feito a transição de toda a sua gama de produtos para motores puramente elétricos. Nas palavras da marca, o seu objetivo final passa por oferecer veículos elétricos que vão ao encontro das exigências dos clientes, o que, no futuro, inclui autonomias de condução entre os 500 e os 800 km e uma capacidade de carregamento rápido de 32 quilómetros por minuto.

A Opel oferece atualmente uma alargada seleção de modelos eletrificados. Todos os veículos comerciais ligeiros da marca oferecem uma opção sem emissões: os Opel Combo-e, Vivaro-e e Movano-e são elétricos a bateria, enquanto o Vivaro-e Hydrogen oferece uma opção com tecnologia fuel cell (pilhas de combustível).

Na vertente dos automóveis de passageiros, os Opel Corsa-e e Mokka-e representam, na Alemanha, representam já mais de 25% de todas as vendas destes dois modelos. O novo Opel Grandland e a nova geração do Opel Astra estão disponíveis como híbridos plug-in.

Segue-se, no próximo ano, o Astra-e elétrico a bateria, com uma variante de cinco portas e outra Sports Tourer. A oferta de veículos elétricos sem emissões é rematada pelo Opel Rocks-e, um elétrico urbano que pode ser conduzido por jovens a partir dos 15 anos na maioria dos países europeus.

Até meados da década, a Opel reintrepretará o Manta como automóvel elétrico a bateria, e também os sucessores do Opel Crossland e do Opel Insignia serão livres de emissões.

“A Opel está num caminho consistente para se tornar elétrica e num tempo recorde. Estamos, portanto, a dar um importante contributo para a redução do CO2. E não vamos parar com a conversão da nossa gama de produtos: em conjunto com os nossos parceiros, vamos fabricar as nossas próprias baterias de elevada performance em Kaiserslautern, já em 2025. Além disso, está a ser construído um novo ‘campus’ de recursos ecológicos na nossa sede em Rüsselsheim”, afirmou o CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz, explicando a estratégia da marca.

Em conjunto com os parceiros Total/Saft, a Stellantis e a Opel fundaram a ‘Automotive Cells Company’ (ACC). Há alguns meses, a Mercedes-Benz juntou-se a esta joint-venture e, com esta parceria, as partes estão “a criar um player de classe mundial no campo do desenvolvimento e produção de baterias de elevada performance para a indústria automóvel”, de acordo com o comunicado da Opel. Os parceiros anunciaram que iriam ainda aumentar a capacidade industrial da ACC em Kaiserslautern (Alemanha) para um máximo de 32 GWh, uma verdadeira gigafábrica para a produção de pilhas de bateria modernas.