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Mazda CX-60 PHEV: o primeiro híbrido plug-in da marca japonesa chega à Europa

A Mazda apresentou o CX-60 PHEV, o primeiro modelo com tecnologia híbrida plug-in da marca nipónica destinado ao segmento SUV do mercado europeu.

Para a Mazda, o CX-60 é um modelo de maior importância, introduzido há mais de uma década. Agora, a marca afirma que este novo topo de gama, com motor dianteiro e tração às rodas traseiras, representa tudo o que foi integrado no seu ADN ao longo dos últimos 100 anos, desde o design exterior e interior até ao melhor artesanato japonês, às mais recentes inovações tecnológicas centradas no ser humano e a uma motorização de “estatuto mundial”.

O Mazda CX-60 PHEV lidera a introdução na Europa de propostas híbridas plug-in, fruto de uma motorização que combina um bloco a gasolina de injeção direta Skyactiv-G 2.5, de quatro cilindros, com um motor elétrico de 100 kW, de grande dimensão, uma transmissão automática de 8 velocidades totalmente nova, e uma bateria de 355 V/17,8 kWh que permite 63 km de condução exclusivamente eléctrica, com o veículo a circular a 100 km/h ou menos.

Esta combinação proporciona uma potência total de 327 cv/241 kW e um binário de 500 Nm, sendo o modelo de estrada mais potente que a Mazda alguma vez produziu. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. O consumo de combustível cifra-se em 1,5 l/100 km e as emissões de CO2 em 33 g/km (valores combinados, WLTP).

A Mazda afirma que a Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture do novo CX-60 apresenta várias melhorias que garantem excelente dinâmica de condução. Inclui uma maior rigidez da estrutura, garantindo que os condutores possam sentir a resposta do veículo sem atrasos, bancos que tornam mais fácil a cada ocupante manter o equilíbrio enquanto o automóvel está a circular, uma suspensão que estabiliza a postura do veículo durante a condução e um sistema Kinematic Posture Control (KPC), de controlo de postura do veículo, exclusivo da marca nipónica.

As tecnologias “centradas no ser humano” foram repensadas para aperfeiçoar a experiência de condução e satisfazer as necessidades individuais do condutor. O Mazda Driver Personalisation System (Sistema de Personalização do Condutor Mazda) reconhece o ocupante do banco do condutor, ajustando automaticamente o ambiente em seu redor (posição do banco, volante, espelhos, sistema head-up display, até mesmo as configurações de controlo sonoro e climático), adaptando-se à sua constituição física, bem como às suas preferências pessoais.

O Mazda CX-60 PHEV integra também uma gama de tecnologias i-Activsense de segurança e de suporte ao condutor, “proporcionando um desempenho de segurança activa líder da classe”, com vista a uma classificação de segurança Euro NCAP de 5 estrelas. Está assim equipado com vários sistemas de segurança activa: See-Through View, um monitor de visão 360º de última geração, que melhora a visibilidade ao conduzir a baixas velocidades; Turn Accross Traffic Assist (assistente de colisão para tráfego cruzado); detecção de peões SBS-R (travagem inteligente em cidade, com marcha-atrás); Emergency Lane Keeping (assistente de manutenção de faixa de rodagem); i-Adaptive Cruise Control / i-ACC (cruise control adaptativo inteligente); e BSM Vehicle Exit Warning (monitorização e aviso de saída de um veículo do ângulo morto).

Com o lançamento do CX-60 PHEV, a Mazda afirma ter dado um passo importante rumo à meta de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Ao longo dos próximos anos, a Mazda irá continuar a desenvolver a eletrificação através de novos produtos: o Mazda MX-30 REV, por exemplo, irá combinar um motor 100% elétrico com um gerador, alimentado por um motor rotativo, permitindo uma “autonomia ilimitada”. Em 2023, a Mazda irá lançar um novo modelo, maior do que o CX-60, com três filas de bancos.

No seu conjunto, ao longo dos próximos três anos, a Mazda apresentará cinco novos produtos eletrificados que “espelham a sua arquitetura de plataforma multi-soluções”. Após 2025, irá estrear a nova Skyactiv EV Scalable Architecture, uma tecnologia que a marca afirma permitir-lhe construir, de um modo eficiente, automóveis elétricos de todas as dimensões, recorrendo a uma plataforma comum.