Green Future-AutoMagazine

Ford dá passos arrojados rumo a um futuro totalmente elétrico na Europa

A Ford anunciou os seus planos rumo a um futuro totalmente elétrico na Europa, com a transformação da companhia e a oferta de uma nova geração de sete veículos de passageiros e furgões comerciais 100% elétricos e totalmente conectados até 2024.

A empresa criou recentemente uma nova unidade de negócio global – denominada ‘Ford Model e’ – focada no design, produção e distribuição de veículos elétricos e conectados. Juntamente com a unidade de negócio Ford Pro, focada no negócio de veículos comerciais, estas duas unidades de negócio vão definir o futuro da Ford na Europa, avança o comunicado.

Com o alargamento da gama de modelos elétricos, entre veículos de passageiros e veículos comerciais, a Ford espera que as suas vendas anuais de EV na Europa ultrapassem as 600.000 unidades em 2026, ao mesmo tempo que reafirma a sua intenção de alcançar uma margem operacional (EBIT) de 6% na Europa em 2023. A aceleração na Europa apoia o objetivo da Ford de vender mais de 2 milhões de EV a nível global até 2026 e proporcionar à companhia uma margem operacional (EBIT) ajustada de 10%.

A companhia anunciou ainda que tem como alvo atingir zero emissões em todas as vendas de veículos na Europa e a neutralidade carbónica em toda a sua infraestrutura europeia de instalações, de logística e de fornecedores até 2035. Portanto, todos estes esforços irão suportar os planos globais da Ford de redução significativa das emissões de carbono.

Na sequência da introdução, na Europa, do Mach-E 100% elétrico em 2021 e do Mach-E GT este ano, para além do lançamento da E-Transit no próximo trimestre, a Ford desvendou que planeia lançar sete veículos 100% elétricos para integrar a família Ford na Europa, três novos veículos de passageiros e quatro novos veículos comerciais.

A partir de 2023, a Ford vai iniciar a produção de um novo veículo elétrico de passageiros, um crossover de média dimensão, construído em Colónia (Alemanha), adicionando em 2024 um segundo veículo elétrico a essa linha de produção. Em complemento, o Ford Puma, o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa, irá ficar disponível com uma versão elétrica, construída em Craiova, na Roménia, a partir de 2024.

Também a gama Transit da Ford irá integrar quatro novos modelos elétricos: o novo furgão Transit Connect de uma tonelada e o veículo multiatividades Tourneo Custom, em 2023, e a nova geração do furgão Transit Courier e do veículo multiatividades Tourneo Courier, de menores dimensões, em 2024.

A Ford confirmou esta semana que o primeiro veículo de passageiros totalmente elétrico a sair do Centro de Eletrificação da Ford em Colónia será um crossover de cinco lugares, de média dimensão. Este veículo 100% elétrico conta com uma autonomia de 500 km com uma única carga, e será desvendado ainda em 2022, tendo a produção início em 2023.

Para apoiar os planos de eletrificação de veículos da Ford, Ford, SK On Co., Ltd. and Koç Holding assinaram um Memorando de Entendimento (MoE) não vinculativo para a criação de uma nova joint-venture líder da indústria na Turquia. Sujeita à execução de um acordo final, os três parceiros planeiam criar uma das maiores instalações de baterias para VE na Europa.