Green Future-AutoMagazine

Stellantis Ventures tem 300 milhões de euros para impulsionar inovação

A Stellantis anunciou o lançamento do seu primeiro fundo de capital de risco, denominado Stellantis Ventures. O fundo irá investir inicialmente 300 milhões de euros em start-ups, quer em início de atividade, quer já em fase avançada, que se dediquem ao desenvolvimento de tecnologias que possam ser implementadas nos sectores automóvel e da mobilidade.

O objetivo da Stellantis Ventures passa por reduzir subtancialmente os prazos de integração de novas tecnologias, permitindo a sua adoção no período de meses em vez de anos. O fundo irá funcionar como um investidor estratégico e, de acordo com o comunicado, os investimentos destinam-se a reforçar os esforços da Stellantis a nível da sustentabilidade e tecnologia embarcada nos veículos, e também nos domínios do marketing, vendas e financiamento.

“Estamos a avançar rapidamente na nossa transformação para uma companhia tecnológica de mobilidade, ao mesmo tempo que reimaginamos o futuro da mobilidade para as próximas gerações”, afirmou Ned Curic, Chief Technology Officer da Stellantis. “O mercado está a mudar, a tecnologia está a mudar e a forma como nos relacionamos com os nossos clientes está a mudar. A Stellantis Ventures vai acelerar a nossa transformação à medida que adotamos novas tecnologias desenvolvidas por start-ups inovadoras, ao mesmo tempo que fomentamos o seu potencial de crescimento”.

A Stellantis Ventures é parte do plano estratégico Dare Forward 2030, recentemente apresentado pela Stellantis, e destina-se a empreendedores e start-ups com projetos, tecnologias e ideias inovadoras em áreas como a sustentabilidade, condução autónoma, eletrónica, materiais, energia, conectividade, software, produção, cadeia logística, vendas, fintech, realidade virtual e NFTs.