Green Future-AutoMagazine

Maserati desvenda os seus planos de eletrificação

A Maserati anunciou os planos para o lançamento de uma nova gama elétrica – Maserati Folgore –, tornando-se assim a primeira marca italiana de carros de luxo a produzir modelos totalmente elétricos.

De acordo com o comunicado, a Maserati tem os olhos postos no futuro e, conforme anunciado no evento ‘MMXX: Time to be Audacious’, em setembro de 2020, a marca concluiu a sua reformulação e está agora pronta para o lançamento no mercado da gama Folgore.

Para além do anúncio dos seus planos de eletrificação, a Maserati avançou ainda com os números relativos às vendas no ano 2021. A única marca de luxo do Grupo Stellantis registou um aumento da sua participação no mercado global para 2,4% – 2,9% e 2,7% na América do Norte e na China, respetivamente. No ano passado, a Maserati registou ainda um crescimento nas vendas de 41% em relação ao ano anterior, com um total de 24.269 veículos entregues a clientes em todo o mundo. A margem do Resultado Operacional Ajustado (AOI) foi de 5,1% e a Receita Líquida foi de 2.021 milhões de euros.

Impulsionada pelos resultados alcançados, a Maserati está a trilhar o caminho que a tornará a primeira marca de luxo a lançar um carro desportivo 100% elétrico e a primeira marca de luxo a completar a sua gama elétrica até 2025. De acordo com o comunicado, a estratégia full-electric Folgore foi desenvolvida a pensar nos requisitos dos clientes, que continuam a ser o foco de cada produto e fazem parte do ADN da marca.

O novo GranTurismo será o primeiro carro na história da Maserati a adotar soluções 100% elétricas. Produzido no polo de Mirafiori, será lançado no mercado em 2023. De acordo com o comunicado, este modelo 100% elétrico oferecerá “soluções técnicas de ponta derivadas da Fórmula E, excelente desempenho, conforto e elegância, todos típicos da Tridente”. No próximo ano, o novo SUV Grecale – com apresentação prevista para os próximos dias – também estará disponível na versão elétrica.

Todos os modelos Maserati virão em versão 100% elétrica até 2025: o supercarro desportivo MC20, o novo sedan desportivo Quattroporte e o SUV Levante completarão a oferta Maserati Folgore. Em 2030, toda a gama Maserati será totalmente elétrica.

O plano Maserati faz parte do plano estratégico Stellantis ‘Dare Forward 2030’ anunciado no início de março. Todos os novos modelos da marca serão desenvolvidos, projetados e produzidos em Itália.