A BYD e a Shell assinaram um acordo de cooperação estratégica para ajudar a acelerar a transição energética e melhorar a experiência de carregamento para os clientes de veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) da marca. A parceria começará na China e na Europa e, posteriormente, alargar-se-á a outras regiões do globo.
Quer os clientes privados ou comerciais de veículos eletrificados da BYD terão acesso a 275.000 pontos de carregamento da Shell, graças à parceria pan-europeia de Mobility Service Provider (MSP) formada pelas duas empresas, que desenvolverão, em conjunto, soluções de frota e serviços de carregamento para os clientes da BYD na Europa.
As empresas procurarão ainda fornecer, em várias regiões do globo, soluções integradas de energia doméstica, como agendamento dinâmico de tarifas, integração solar, baterias domésticas, carregamento de veículo para rede (V2G).
Serão também exploradas oportunidades para construir hubs BYD-Shell EV nos principais mercados europeus, oferecendo aos clientes a experiência dos designs premium da BYD e tecnologias avançadas de veículos de novas energias, bem como carregamento contínuo e serviços digitais desenvolvidos em conjunto por ambas as partes para melhor experiência de utilização.
A BYD e a Shell informarão também os seus clientes, em vários mercados da Europa, da possibilidade de participarem no programa de descarbonização ‘Accelerate to Zero’ (A2Z), que permite às frotas corporativas reduzirem as emissões para zero e zero líquido.
O comunicado avança ainda que ambas as empresas pretendem colaborar em investigação e desenvolvimento nas áreas de desempenho de baterias e carregamento avançado.
Ambas as partes também pretendem formar uma joint-venture para desenvolver redes de carregamento de veículos elétricos em toda a China. Espera-se que a parceria opere uma rede de mais de 10.000 pontos de carregamento em Shenzhen, na China, com um plano de expansão outros locais do país.
Wang Chuanfu, CEO da BYD, afirma que a empresa “está disposta a cooperar com a Shell, fornecendo aos consumidores um serviço de alta qualidade em instalações de carregamento e consumo de veículos de nova energia e criando oportunidades vitais de desenvolvimento”.
Por sua vez, István Kapitány, vice-presidente executivo global da Shell Mobility, refere que “a Shell tem ambições significativas para expandir o negócio de mobilidade na China e ajudar, a nível global, os condutores a descarbonizarem, mudando para veículos elétricos. Esta parceria representa um passo significativo para ambas as ambições. Em conjunto com a BYD, queremos oferecer uma experiência de carregamento mais rápida, conveniente e confortável possível. Ambas as nossas marcas apoiam inovações que enriquecem a experiência dos nossos clientes em todo o mundo, e esta parceria oferece oportunidades interessantes para melhorar ainda mais a experiência de conduzir um elétrico”.