Green Future-AutoMagazine

Stellantis e LG criam a maior fábrica de baterias do Canadá

A Stellantis e a LG Energy Solution anunciaram a assinatura de acordos vinculativos para criar a primeira unidade de fabrico de baterias, em grande escala, destinadas a veículos elétricos e a utilização doméstica, no Canadá.

A joint-venture irá investir mais de cinco mil milhões de dólares canadianos (cerca de 3,6 mil milhões de euros) e. as obras de construção da unidade fabril deverão arrancar ainda este ano, estando o início das operações de produção previsto para o primeiro trimestre de 2024.

A fábrica pretende alcançar uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts por hora (GWh), prevendo-se que crie cerca de 2.500 novos postos de trabalho em na cidade de Windsor, na província de Ontário, onde se situa o maior cluster automóvel do Canadá. A Stellantis e a LGES esperam que a fábrica sirva de catalisador para o estabelecimento de uma robusta cadeia de fornecimento de baterias na região.

O Canadá está empenhado em criar um ecossistema local de baterias alargado, aproveitando, entre outros aspetos, a sua capacidade de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis. Nas palavras de Doug Ford, primeiro-ministro da província, “atrair este investimento multimilionário permitirá garantir o lugar de Ontário como um centro norte-americano para a construção de viaturas e baterias do futuro. À medida que asseguramos investimentos significativos, estamos, também, a conectar recursos, indústrias e trabalhadores no norte do Ontário com o poder de produção do sul do Ontário, visando a construção de cadeias de abastecimento caseiras”.

A Stellantis tem como objetivo introduzir 25 veículos elétricos no mercado norte-americano até 2030 e planeia construir duas fábricas de baterias na região. Os novos modelos incluem um Jeep elétrico que será apresentado no próximo ano e uma pickup Ram elétrica em 2024.