Green Future-AutoMagazine

Metro de São Paulo vai estrear monocarril elétrico

O veículo SkyRail para a Linha 17 do Metro de São Paulo, desenvolvido pela BYD, saiu da linha de produção na cidade de Guang’na, na China, e está a caminho da cidade brasileira.

O monocarril assegurará o serviço na Linha Dourada de São Paulo e ligará várias linhas de metro ao longo do percurso, passando também pelo Aeroporto de Congonhas, um ponto estratégico da cidade. De acordo com o comunicado, o BYD Skyrail permitirá reduzir o congestionamento e proporcionará aos passageiros uma experiência de viagem ecológica, agradável e conveniente.

A BYD afirma que os veículos são especialmente adaptados ao ambiente geográfico único e aos hábitos operacionais de São Paulo. Está equipado com um sistema de operação totalmente automático, que permite um controlo mais preciso das operações, resultando em maior pontualidade. Além disso, os sistemas de segurança incluem um sistema de informação de passageiros a bordo (PIS), CCTV e intercomunicador de emergência, proporcionando aos passageiros um serviço profissional, fiável e em tempo real.

Sobre o novo veículo a integrar a linha 17 do metro, João Dória, Governador de São Paulo, declara que “é uma conquista tecnológica totalmente nova. A Linha 17 Gold será um meio de transporte moderno e conveniente, ligando o segundo maior aeroporto do Brasil e proporcionando maior comodidade ao turismo e transporte em São Paulo”.

Já a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, refere que a empresa irá cooperar com as universidades locais para “construir um centro de investigação e desenvolvimento para levar inovação para São Paulo”. Acrescentou ainda que continuarão a “trabalhar com parceiros locais para eletrificar o sistema de transporte público, para que os cidadãos possam desfrutar de veículos elétricos de alto desempenho e de alta qualidade muito em breve”.