A Volvo Cars anunciou mais um investimento, agora na StoreDot, uma empresa israelita que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido para automóveis elétricos.
O investimento proporciona à Volvo Cars a oportunidade de colaborar de perto com a StoreDot em novas e inovadoras tecnologias de baterias, uma vez que o fabricante sueco pretende tornar-se uma empresa de automóveis exclusivamente elétricos até 2030.
A StoreDot está a trabalhar numa tecnologia pioneira para produzir baterias que podem carregar até 160 km de autonomia exclusivamente elétrica em apenas 5 minutos. O desenvolvimento de baterias da StoreDot está focado em torno de uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado.
O objetivo é desenvolver uma tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido, que a Volvo afirma alinhar-se estreitamente com a sua ambição de desenvolver automóveis elétricos com um alcance mais longo, carregamento mais rápido e custos mais baixos. A empresa israelita pretende acelerar o tempo de comercialização da sua tecnologia e visa a produção em massa até 2024 e a Volvo Cars é o primeiro fabricante de automóveis premium a investir na StoreDot.
A colaboração entre as empresas ocorre no âmbito da joint-venture de tecnologia de baterias que a Volvo Cars estabeleceu no ano passado com a Northvolt, o fabricante de baterias sueco. Através do seu investimento na StoreDot, a Volvo Cars garante o acesso a qualquer tecnologia resultante da colaboração.
Alexander Petrofski, diretor do Fundo Tecnológico da Volvo Cars, afirma: “O nosso objetivo é sermos o transformador mais rápido da nossa indústria e o Fundo Tecnológico desempenha um papel crucial no estabelecimento de parcerias com futuros líderes tecnológicos”, acrescentando que o investimento na StoreDot “encaixa perfeitamente nessa ambição e nos nossos objetivos de eletrificação, bem como na mobilidade livre de carbono”.