Green Future-AutoMagazine

Polestar 1 trocado por arte de rua

Em 2021, a Polestar, fabricante sueca de carros elétricos premium, lançou uma iniciativa única, ‘Art for Art’, permitindo que artistas e colecionadores trocassem arte pelo seu modelo Polestar 1. O premiado híbrido de desempenho elétrico construído à mão, com produção limitada a menos de 1.500 carros, é considerado um item de coleção.

Thomas Ingenlath, CEO da Polestar declara que o Polestar 1 é um “carro único e com apenas um número limitado ainda disponível para compra em todo o mundo, que se está a tornar um verdadeiro item de colecionador. Adoro a ideia de trocar um carro por arte e temos visto um grande interesse entre artistas e colecionadores”.

A Polestar recebeu mais de 500 inscrições de artistas e colecionadores, desde pinturas, esculturas, gravuras, fotografia e instalações. A primeira troca, entre a Polestar e um colecionador anónimo de arte de rua na Suécia, ocorreu em março de 2022, quando uma peça original foi trocada por um Polestar 1 em Osmium.

O novo proprietário do Polestar 1 diz que trocou “a arte de rua pela arte de rua”. Além de fazer questão de o conduzir, pois, na sua opinião “se não fosse para conduzir teria sido mais prático manter a peça de arte”, afirma ainda que “é uma sensação especial possuir algo feito em unidades limitadas”.

O consultor de arte privada Theodor Dalenson tem colaborado com a Polestar durante o projeto, e a casa de leilões Sotheby’s está a avaliar se as peças submetidas equivalem ao valor do Polestar 1.

Theodor Dalenson comenta que: “Historicamente, os artistas sempre trocaram a sua arte por outras artes, serviços ou bens. Por que não carros? Existem forças semelhantes que impulsionam os preços na indústria automóvel e no mercado da arte. Da mesma forma que quando um carro é considerado interessante entre os colecionadores e é produzido em número limitado torna-se mais atraente, e o mesmo acontece com a arte”