Nos dias 4 e 5 de maio teve lugar a Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos , uma prova de consumos elétricos na qual seis equipas, formadas por um jornalista e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos, cada uma num Mercedes-Benz EQA 250, fizeram a ligação entre as três instalações do concessionário: Maia-Aeroporto, Avenida da Boavista (Porto) e Felgueiras.
A autonomia estimada do EQA 250, o SUV da Mercedes-EQ, marca de veículos 100% elétricos do Mercedes-Benz Group, foi superada nesta prova de consumos. O modelo tem uma autonomia anunciada de 426 km e os consumos registados permitiriam superar aquela distância em 11,5%, atingindo os 475 km.
O objetivo era percorrer os 142 km do percurso definido pela Sociedade Comercial C. Santos com menores consumos de energia. O percurso Maia-Boavista-Felgueiras era o mais longo (85 km) e com mais estradas nacionais e municipais, sendo também mais técnico, com bastantes curvas e inclinações mais fortes. Já o percurso entre o Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, e a Maia-Aeroporto (57 km) privilegiava as autoestradas. Isso mesmo notou-se nos tempos, com a viagem da manhã a ser percorrida em 2h15m (o tempo limite era de 2h30) e o regresso em cerca de 50 minutos (o tempo limite era de 1h15).
Para melhor simular a condução em condições reais, além de limites de tempo, as equipas também eram obrigadas a manter uma velocidade mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais.
O primeiro condutor de cada equipa conduziu entre a Maia-Aeroporto e a Boavista, enquanto o segundo condutor assegurou a ligação a Felgueiras. No regresso às instalações-sede da Sociedade Comercial, o EQA 250 voltou a ser conduzido pelo primeiro condutor.
No fim de ambos os dias, a equipa com melhor desempenho participou na Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos no dia 5 de maio, aos comandos do carro 3. A dupla percorreu os 142 km da prova com uma média de apenas 14 kWh/100 km, o que, tendo em conta os 66,5 KWh capacidade de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio do Mercedes EQA 250, seria suficiente para uma autonomia total de 475 km, um valor 11,5% superior aos 426 km anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP). Aliás, as três equipas que participaram no segundo dia da prova conseguiram consumos que lhes permitiriam, em teoria, ultrapassar os 426 km de autonomia.
No dia anterior, 4 de maio, as três equipas ficaram abaixo desta fasquia, mas, por coincidência, os três automóveis registaram velocidades médias superiores e os utilizadores optaram por seguir com vários sistemas eletrónicos e o sistema de climatização ligados, para combater o calor que se fazia sentir no dia da prova. Não obstante, mesmo o consumo mais elevado (16,7 kWh/100 km) corresponde a uma autonomia teórica superior a 398 km, o que é apenas 6,5% inferior à autonomia média em circuito WLTP preconizada para o EQA. Já a equipa vencedora do primeiro dia registou um consumo de 15,9 kWh/100 km, o que colocaria a autonomia total muito próxima dos valores anunciados pela Mercedes-EQ.
Para Aquiles Pinto, relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, o balanço da prova foi positivo: “A Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos foi bem-sucedida. Além do convívio entre participantes, foi possível comprovar que os automóveis 100% elétricos já são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias superiores à média da maioria dos automobilistas europeus. Esta é, recorde-se, de acordo com o Eurostat, inferior a 20 km diários”.
Lançado em abril de 2021, o EQA é o modelo de entrada na gama de modelos totalmente elétricos da marca Mercedes-EQ. O SUV elétrico é proposto nas versões a EQA 250 (190 cv) e EQA 350 4MATIC (292 cv), com preços a partir de 56.300 euros.
Os tempos de carregamento do EQA 250 variam entre as 5h45 numa wallbox ou num posto de carregamento público (corrente AC com uma potência de pelo menos 11 kW, com intensidade de corrente de 16 A por fase) e os 30 minutos para uma carga de 10% a 80% num posto de carregamento rápido de corrente DC com uma tensão de rede de 400 V e uma intensidade de corrente de pelo menos 300 A. Este carregamento ultrarrápido permite recuperar mais de 300 km de autonomia em 30 minutos.