Green Future-AutoMagazine

Mazda faz ‘upgrade’ ao MX-30

O Mazda MX-30, primeiro veículo de produção 100% eléctrico da marca nipónica, foi alvo de um upgrade. A Geração de 2022, que está já disponível para encomenda, verá as primeiras unidades chegarem em julho à rede de concessionários, num processo transversal ao mercado europeu.

O destaque nesta evolução vai para a melhor prestação nas vertentes de carregamento e dos equipamentos inerentes ao processo, bem como em melhorias na sonoridade da mecânica 100% eléctrica e novas opções de cores do MX-30, tanto no exterior como nos acabamentos interiores. Em Portugal, a gama passa a compor-se por quatro níveis: Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage e Makoto.

Os upgrades técnicos integrados no Mazda MX-30 incluem, em primeiro lugar, a capacidade para suportar carregamento AC trifásico de 11 kW. O carregamento rápido DC também foi melhorado, através do aumento de carga máxima que o veículo pode aceitar, de 40 para 50 kW, permitindo uma redução do tempo de carregamento para 26 minutos, cerca de 10 minutos menos do que na anterior versão.

A sonoridade do MX-30 eléctrico ajuda os condutores a reconhecer a quantidade de binário gerada pelo motor eléctrico. A frequência sonora foi otimizada, conjugando-se com os demais sons que são ouvidos em circulação, como as rodas e o ruído do vento, permitindo aos condutores reconhecer o volume de binário de uma forma que a Mazda afirma mais natural.

Em complemento aos esquemas de cores interiores Modern Confidence (de base branca) e Industrial Vintage (castanha) disponíveis até à data, o MX-30 de 2022 introduz uma nova especificação Urban Expression, de base preta. O novo interior integralmente preto é pontuado por detalhes em cinzento e em branco nos estofos em tecido, do tipo ganga, bem como pela adopção de cortiça castanho-escura na consola e nas pegas e guarnições das portas.

Em termos de carroçaria, a palete passa a contemplar um tom sólido e quatro cores metalizadas, a que se juntam quatro composições Multi-Tone, sendo aqui as novidades os tons Jet Black e Zircon Sand, “bege natural inspirado na areia de zircónio” recentemente integrado noutros modelos da gama Mazda, que pode ser conjugado com a cor preta, aplicada nos arcos que ligam os pilares A e C e ao tejadilho, completando-se o conjunto com o novo interior Urban Expression.

Outro dos esquemas Multi-Tone permite a adopção integral da cor Jet Black na totalidade da carroçaria, proposta também associada ao novo acabamento interior. Fruto do sucesso desde o seu lançamento, mantém-se na palete Multi-Tone o popular Soul Red Crystal, tonalidade que pode, a partir de agora, também ver-se conjugada com o tejadilho/arco dos pilares em preto.

A gama 2022 do Mazda MX-30 é enriquecida, passando a contemplar quatro níveis de equipamento: Prime-Line e Exclusive-Line, mais simples; Advantage, continuando a versão especial lançada há um ano, passível de complementar com um dos interiores Modern Confidence ou Industrial Vintage; e, por fim, o novo topo de gama Makoto, que para além do atrás exposto pode ser configurado com o novo interior Urban Expression e com os packs Premium e Sunroof.

Mecanicamente não se registam alterações no propulsor e-Skyactiv, tecnologia que combina um motor 100% eléctrico e uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, gerando uma potência máxima de 107 kW (145 cv) e um binário máximo de 270,9 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 9,7 segundos, para um consumo energético que passa agora a ser de 17,9 kWh/100 km, mantendo-se naturalmente nulo o valor de emissões de CO2. Também a autonomia se mantém nos 200 km, extensível aos 265 km em ambiente urbano.