Green Future-AutoMagazine

Lamborghini entra no Campeonato do Mundo de Resistência para testar tecnologias híbridas

A Lamborghini Squadra Corse anunciou que está a desenvolver o seu primeiro protótipo LMDh, que se estreará em 2024 no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (classe Hypercar) e no Campeonato IMSA WeatherTech (classe GTP).

A Lamborghini compete nas corridas de GT desde 2015, tendo conquistado mais de 40 títulos, entre as quais a vitória tripla da classe GTD nas 24 Horas de Daytona entre 2018 e 2020, a primeira vez que um fabricante venceu a prova três vezes consecutivas. A entrada na classe LMDh é, segundo a Lamborghini, o passo para o nível superior da competição automóvel, permitindo-lhe competir por vitórias nas corridas de resistência mais prestigiadas do mundo, como as 24 Horas de Le Mans, 24 Horas em Daytona e 12 Horas de Sebring.

“Este passo para o escalão mais alto da competição automóvel marca um marco importante para nossa empresa”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini. “Estaremos a comparar-nos com os melhores, nas arenas mais exigentes. Por um lado, dará ainda mais visibilidade ao nosso bem-sucedido programa de automobilismo, mas também nos permitirá testar tecnologias futuras: os nossos protótipos LMDh tornar-se-ão o nosso laboratório aberto mais sofisticado sobre quatro rodas”.

A Lamborghini Squadra Corse vai entrar na classe Hypercar do FIA WEC num cenário marcado pela propulsão híbrida. O LMDh é portanto, segundo a marca, o veículo perfeito para efetuar a transição para tecnologias híbridas: até o final de 2024, toda a linha Lamborghini será hibridizada.

LMDh significa ‘Le Mans Daytona hybrid’ e dá o nome à nova categoria de protótipos desportivos de carros de corrida que se estreará nas pistas em 2023. Para a Lamborghini, o programa LMDh será executado em conjunto com a plataforma GT da Squadra Corse, composta por Super Trofeo e GT3, que continuará a ser o núcleo das operações dos seus clientes.

A propósito da entrada da Lamborghini na LMDh, o diretor de Automobilismo da empresa, Giorgio Sanna, declara: “Estou absolutamente satisfeito por a Lamborghini estar a dar o próximo passo na nossa viagem no automobilismo, o passo para a LMDh e o para o nível superior das competição automóvel. A LMDh desempenhará um papel especial na estratégia de competição da Lamborghini, dando-nos a oportunidade única de expandir as atividades de corrida dos nossos clientes para novas plataformas e reforçar nossa parceria de longo prazo com equipas e pilotos”.

Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest, que organiza as 24 Horas de Le Mans, comentou: “A entrada de uma marca tão prestigiada como a Lamborghini é fantástico para as corridas de resistência. O Hypercar, o novo nível superior da disciplina, atraiu fabricantes de todo o mundo. Estamos prestes a comemorar o centenário das 24 Horas de Le Mans, e outra era de ouro na resistência está apenas a começar. Eu, pelo menos, estou pronto para aproveitá-la ao máximo”.