Green Future-AutoMagazine

Camiões Volvo com aço isento de combustíveis fósseis

A Volvo Trucks anunciou que irá utilizar aço produzido sem emissões de dióxido carbono nos seus veículos a partir do último trimestre de 2022, tornando-se o primeiro fabricante do mundo a atingir esta distinção.

O aço neutro em emissões de CO2 é produzido pela empresa sueca SSAB, com recurso a uma nova tecnologia baseada no hidrogénio, que permite um impacto climático substancialmente menor, quando comparado com o aço produzido convencionalmente.

O Grupo Volvo está a colaborar com a SSAB neste domínio do aço livre de combustíveis fósseis desde 2021. A primeira máquina produzida em virtude desta colaboração, um transportador para a indústria extrativa, foi apresentado em outubro.

O primeiro aço produzido com hidrogénio será inicialmente usado no chassis do camião, a base sobre a qual todos os outros componentes principais são montados, mas à medida que a disponibilidade de aço livre de combustíveis fósseis aumentar, será gradualmente introduzido noutras partes do veículo.

“Vamos aumentar a utilização de materiais isentos de combustíveis fósseis em todos os nossos camiões para torná-los neutros em carbono, não apenas em operação, mas também quando se trata dos materiais com os quais são construídos”, afirma Jessica Sandström, vice-presidente da Volvo Trucks.

Atualmente, cerca de 30% dos materiais de um novo camião Volvo provêm de materiais reciclados. Até 90% do veículo pode ser reciclado no final da sua vida útil.

“Estamos continuamente a esforçar-nos para minimizar ainda mais a nossa pegada climática. Também estamos a caminhar para uma maior circularidade, tanto nas nossas operações como nos nossos caminões”, acrescentou Sandström.