Green Future-AutoMagazine

SsangYong desvenda o novo Torres

A SsangYong revelou finalmente o nome do seu próximo SUV. Chamar-se-á Torres – em homenagem ao Parque Nacional Torres del Paine, na Patagónia – e chegará à Europa em 2023, equipado com um sistema de propulsão puramente elétrico.

A empresa sul-coreana tem vindo a desenvolver o novo SUV desde 2021, quando anunciou o protótipo, denominado J100. Agora detida pela Edison Motors, a marca aposta na eletrificação como forma de ultrapassar as dificuldades que viveu nos últimos anos.

Com as suas linhas robustas, o novo SsangYong Torres é o primeiro modelo a seguir a nova filosofia de design ‘Powered by Toughness’ da marca. Posiciona-se entre o segmento dos SUV compactos (como o SsangYong Korando) e os SUV familiares (como o Rexton). A empresa espera que, ao criar um segmento adicional, seja capaz de aumentar a sua quota de mercado, capitalizando a popularidade crescente destes SUV de aspeto ‘duro’.

Não são ainda conhecidas as especificações técnicas do novo modelo, que começará a ser produzido para o mercado coreano ainda este ano, onde vai incluir uma versão equipada com motor térmico. A chegada à Europa está prevista para o próximo ano, exclusivamente com motorização 100% elétrica.

No início deste ano, a SsangYong havia já apresentado uma versão 100% elétrica do Korando, denominada e-Motion, com 188 cavalos e uma bateria de 61,5 kWh, que permite uma autonomia de cerca de 340 km. Este foi o primeiro elétrico da marca, sendo expectável que o Torres utilize uma versão similar deste sistema de propulsão, como forma de partilhar peças e assim reduzir custos.