Green Future-AutoMagazine

Stellantis e Toyota desenvolvem furgão de grandes dimensões com versão elétrica

A Stellantis e a Toyota Motor Europe (TME) anunciaram hoje a expansão da sua parceria atual, com um novo acordo para o desenvolvimento de um novo furgão comercial de grandes dimensões, incluindo uma versão elétrica a bateria.

A Stellantis vai fornecer à TME o novo furgão comercial de grandes dimensões para ser comercializado na Europa sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, na Polónia, e Atessa, em Itália. Previsto para meados de 2024, o novo furgão comercial de grandes dimensões assinala a estreia da TME no segmento dos grandes furgões.

O novo veículo representa o terceiro tipo de carroçaria ao abrigo do acordo entre as duas empresas e vem completar uma gama de veículos comerciais ligeiros (VCL), que inclui modelos de furgões compactos, médios e, agora, também um VCL de grande capacidade.

“Com este terceiro compromisso de sucesso, a Stellantis demonstra, ainda mais, a sua experiência no segmento dos veículos comerciais e no desenvolvimento da tecnologia elétrica a bateria, construída para suportar um completo leque de necessidades. Este acordo reforça a nossa liderança na UE30 no mercado dos VCL e dos veículos de baixas emissões e aproxima-nos ainda mais da concretização do nosso objetivo ‘Dare Forward 2030’ de nos tornarmos o líder global indiscutível de veículos comerciais ligeiros, em termos de tecnologia, produção, quota de mercado e rentabilidade”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis,

A colaboração entre a Stellantis e a TME iniciou-se em 2012 com a produção do VCL médio da Toyota na fábrica da Stellantis de Hordain, em França, seguida, em 2019, por um novo modelo competitivo e apelativo para o segmento dos VCL compactos, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha. O anúncio de hoje permite à Toyota completar a sua gama VCL na Europa, possibilitando que as duas empresas beneficiem da otimização dos custos de desenvolvimento e de produção.

“O novo VCL terá um contributo fundamental para os objetivos de crescimento da Toyota no domínio da sua gama global de VCL, a par da pick-up Hilux e dos modelos Proace e Proace City, permitindo à Toyota fornecer uma solução de mobilidade em todos os segmentos do mercado VCL”, declarou Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota Motor Europe.