Green Future-AutoMagazine

Experia: a primeira ’touring’ elétrica da Energica

A marca italiana Energica, conhecida pelas suas motas elétricas desportivas, quebrou a tradição ao lançar o seu primeiro modelo touring, ao qual chamou Experia.

É a primeira mota do fabricante italiano construída na sua nova plataforma tecnológica ‘Energica Green Tourer’, com um novo desenho de chassis para reduzir o peso – a Experia pesa 260 kg – e melhorar significativamente o equilíbrio e a manobrabilidade, nomeadamente através da utilização extensiva de aço e alumínio.

O motor e a bateria também são uma novidade. O primeiro, síncrono de relutância com ímanes permanentes, tem uma potência nominal de 60 kW (80 cv) e máxima de 75 kW (100 cv), com um binário de 115 Nm. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h.

A nova bateria está posicionada de forma a que a Energica tenha um centro de gravidade mais baixo e centrado, melhorando a condução, sobretudo a baixa velocidade. Com 19,6 kWh (máximo de 22,5 kWh), a Energica afirma ser a bateria com maior capacidade de todas as motas elétricas. Disponibiliza uma autonomia WMTC de 222 km – a marca afiança 208 km em estrada 420 km em cidade – e pode ser carregada até 80% em 40 minutos com um carregador DC até 24 kW. A Energica garante que conserva um mínimo de 80% da capacidade inicial até 1.200 ciclos de carregamento.

O condutor tem à disposição sete modos de condução – quatro predefinidos e três personalizáveis – e quatro níveis de regeneração de energia.

Entre as principais características adicionais, destaque para o para-brisas ajustável, as malas laterais e a topcase com um volume conjunto de 112 litros, as suspensões ZF Sachs de pré-carga, extensão e compressão ajustáveis, e os travões Brembo com sistema ABS de discos duplos de 330 mm à frente acionados por pinças radiais de 4 pistões, e disco simples de 240 mm de diâmetro atrás, acionado por pinça de 2 pistões.