Green Future-AutoMagazine

Lexus RX: novo SUV tem apenas versões eletrificadas (na Europa Ocidental)

A Lexus apresentou a quinta geração do RX, o SUV best-seller da marca nipónica lançado em 1998 que, em 2005, inaugurou uma pioneira motorização híbrida. Em 24 anos, o RX vendeu mais 3,5 milhões de unidades em todo o mundo, das quais 300.000 na Europa.

Juntamente com o recém-lançado NX e o recém-revelado RZ, a Lexus afirma que o RX ajudará a construir um novo capitulo da marca. Os três modelos representam a sua mais forte ofensiva no mercado dos SUV premium D-E, o “coração dos negócios” do fabricante nipónico.

Nos mercados da Europa Ocidental, a Lexus vai disponibilizar três variantes do novo RX, todas elas eletrificadas mas bastante distintas em termos de características mecânicas. A versão mais ‘humilde’ – RX 350h – é um híbrido convencional equipado com um motor a gasolina de 2,5 litros. Tem 245 cv (180 kW) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos. A Lexus espera que esta variante mais acessível possa competir diretamente com as motorizações diesel e gasolina de baixa cilindrada disponbilizadas pelos rivais.

A segunda versão – RX 450h – é o um híbrido plug-in equipado com o mesmo motor de 2,5 litros, agora complementado com um motor elétrico no eixo traseiro – para tração integral permanente –, alimentado por uma bateria de 18,1 kWh. Com uma potência combinada de 225 kW (306 cv), cumpre o sprint 0-100 km/h em aproximadamente 7 segundos. Esta é, de longe, a opção mais amiga do ambiente, com emissões de CO2 inferiores a 26 g/km (WLTP).

Finalmente, a versão mais potente é o “híbrido turbo” Lexus RX500h: novamente um híbrido converncional, que surge com um motor turbo de 2,4 litros e um motor elétrico de 80 kW no eixo traseiro, para uma potência combinada de 273 kW (371 cv), sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 6 segundos.

A Lexus vai oferecer uma quarta opção não eletrificada do RX nos mercados do leste da Europa, menos potente do que o RX450h e o RX500h, mas mais poluente.

Nova plataforma e um facelift

A quinta geração do Lexus RX é construída sobre a plataforma GA-K que também é a base do NX, aqui modificada para se adaptar às dimensões deste SUV: 4,89 metros de comprimento, 1,92 de largura e 1,71 de altura, com uma distância entre eixos de 2,40 metros. Permitiu reduzir 10 mm à altura total e assim baixar o centro de gravidade 15 mm, além de reduzir o peso do veículo em cerca de 90 kg, relativamente à versão anterior,

A nível de design, a Lexus refere em comunicado que procurou conferir à quinta geração do RX uma silhueta mais afilada, dinâmica e confiante, assinalando os faróis LED mais compactos e um capô mais alongado, além da redução da altura e da maior distância entre eixos.

No interior, o cockpit Tazuna – a palavra japonesa para ‘rédeas de cavalo’ – segue o princípio ‘mãos no volante, olhos na estrada’, afirma a marca, que destaca o “layout intuitivo e limpo”, no qual as diferentes fontes de informação se encontram agrupadas para serem lidas com mínimo movimento de olhos e cabeça. A Lexus sinaliza ainda o novo ecrã tátil de 14″, a paleta de 64 cores e 14 temas de iluminação ambiente, a fechadura eletrónica e a utilização exclusiva de pele sintética, para responder à procura crescente por materiais vegan e sustentáveis.

O novo Lexus RX inclui a terceira geração do Lexus Safety System+, a plataforma multimédia Hey Lexus Smart Voice a app Lexus Link, conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, e sistema de som Mark Levinson com 21 altifalantes.