Green Future-AutoMagazine

Toyota desenvolve ‘cartucho’ de hidrogénio portátil

A Toyota é um dos maiores proponentes da viabilidade do hidrogénio como fonte de energia limpa e segura e, consequentemente, do papel que esta forma de energia pode desempenhar no caminho para a neutralidade carbónica.

O gigante nipónico e a sua subsidiária Woven Planet anunciaram o desenvolvimento de um protótipo funcional de um cartucho de hidrogénio portátil, que facilita o transporte e o fornecimento deste tipo de energia para um conjunto de aplicações na vida quotidiana.

O protótipo, com cerca de 40 cm de altura e 18 cm de diâmetro, pesa 5 kg e pode ser transportado facilmente. Entre os principiais benefícios, a Toyota destaca também a sua acessibilidade, facilidade de recarregamento e a flexibilidade, que permite que o cartucho seja utilizado numa ampla variedade de aplicações.

Por outro lado, a infraestrutura de pequena escala tem a capacidade de satisfazer necessidades energéticas em áreas remotas e não eletrificadas, além de poder ser facilmente expedida para cenários de desastre.

A Toyota a e Woven Planet planeiam testar o protótipo através de provas de conceito levadas a cabo em várias localizações, incluindo na “cidade inteligente do futuro, centrada no ser humano”, denominada Woven City, construída na cidade de Susono, província de Shizuoka, no Japão. Aqui, as duas empresas vão explorar e testar um conjunto de aplicações da tecnologia, nomeadamente na área da mobilidade e em outras aplicações de cariz doméstico. O objetivo passa por continuar a melhorar a tecnologia, no sentido de tornar o cartucho cada vez mais fácil de usar e melhorar a sua densidade de energia.

A empresa avança ainda que está a colaborar com o governo japonês para desenvolver e construir uma cadeia abrangente de fornecimento baseada no hidrogénio, destinada a agilizar e simplificar a produção, o transporte e a utilização diária desta forma de energia.