Green Future-AutoMagazine

Extremadura vai receber a segunda ‘gigafactory’ de Espanha

A Envision AESC anunciou publicamente que está a negociar com o Governo espanhol a construção de uma fábrica de baterias para veículos elétricos na localidade de Navalmoral de la Mata, na província de Cáceres, Extremadura.

A fábrica, que deverá estar concluída em 2025, será alimentada exclusivamente por energia renovável, proveniente de um parque solar dedicado, operado pelo grupo espanhol Acciona. Inicalmente, terá uma capacidade de produção anual de 10 GWh, que será gradualmente expandida até atingir 30 GWh/ano, em 2030.

A partir desta gigafactory, o grupo chinês vai fornecer células de bateria de alto-desempenho, módulos e unidades com autonomia alargada e densidade elevada, de acordo com o comunicado. As baterias deverão destinar-se aos principais fabricantes de automóveis do mundo – a Envision AESC mantém alianças estratégicas de longo prazo com empresas como a Daimler, a Renault, a Nissan ou a Honda.

Ao mesmo tempo, a Envision AESC afirma que procura criar um ecossistema de baterias na Espanha, promovendo a inovação e o desenvolvimento de carregadores inteligentes, reciclagem e outras tecnologias relacionadas com o ciclo de vida das baterias.

O projeto, denominado VENERGY+, prevê o desenvolvimento e produção – em instalações com zero emissões de CO2 – de baterias para integração em diferentes plataformas elétricas, incluindo um sistema de baterias amovíveis e adaptadas a outros modelos de mobilidade, incluindo veículos, ligeiros e pesados, de transporte de mercadorias, um novo veículo para entregas last-mile, três veículos elétricos modulares e um veículo elétrico ligeiro de duas rodas.

O consórcio, liderado pela Envision AESC, inclui, além da Acciona, outros dez parceiros, integrando 16 projetos em dez Comunidades Autónomas do país vizinho. Com um investimento total de mil milhões de euros, deverá ser apoiado pelo Governo Espanhol no âmbito dos ‘Projetos Estratégicos de Recuperação e Transformação Económica’ (PERTE), o mecanismo através do qual serão aplicados, no país vizinho, os fundos comunitários para a recuperação pós-pandemia.

A AESC foi criada pela Nissan em 2007 para fornecer baterias aos seus carros elétricos – produziu as baterias dos primeiros Nissan Leaf – e foi adquirida pelo grupo chinês Envision no ano passado. Atualmente, a Envision AESC é um dos dez maiores produtores de baterias de ião-lítio para veículos elétricos e gaba-se de nunca ter registado nenhum acidente crítico com os seus produtos. Possui fábricas no Japão, China, Estados Unidos e Reino Unido, com uma capacidade de produção anual de 12,5 GWh. Planeia expandir esta capacidade até 300 GWh em 2025, utilizando exclusivamente energia de fontes renováveis, tendo anunciado recentemente a construção de novas fábricas nestes quatro países, bem como uma nova fábrica em França, em parceria com a Renault.

Esta gigafactory da Envision AESC na Extremadura será a segunda fábrica de baterias para veículos elétricos em Espanha, depois do projeto do Grupo Volkswagen previsto para Sagunto, na região de Valência, com uma capacidade anual de 40 GWh.